Polícia do Rio inicia segundo dia de buscas pelo traficante Jean do 18
Segundo a polícia, o traficante é suspeito de exigir R$ 1 milhão de uma empreiteira para permitir o andamento das obras do Parque Piedade
atualizado
Compartilhar notícia
As buscas pelo traficante Jean Carlos Nascimento dos Santos, também conhecido pelas alcunhas Jean do 18 e Di Menor, continuam na manhã desta sexta-feira (12/1), na comunidade Morro do Dezoito, em Água Santa, zona norte do Rio de Janeiro.
Líder da organização criminosa que atua no Morro do Dezoito, uma das facções mais perigosas da capital fluminense, o traficante é suspeito de exigir R$ 1 milhão de uma empreiteira para permitir o andamento das obras do Parque Piedade, também na zona norte, conforme informações do setor de inteligência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
Militares do 3° BPM (Méier) participam da operação desta sexta.
Quem é o traficante Jean do 18
Líder da facção que atua no Morro do Dezoito, na zona norte, o traficante está foragido desde o início de janeiro de 2023. No ano passado, ele escapou da Penitenciária Lemos de Brito, no Complexo de Gericinó, em Bangu. À época, o criminoso fugiu ao lado de dois comparsas com ajuda de uma corda feita com lençóis, popularmente chamada de “teresa”.
Jean do 18 teria sido o cabeça por trás da invasão ao Fórum de Bangu, em 2013. O objetivo era liberar dois líderes do tráfico de favelas em Belford Roxo que prestavam depoimento.
Ele também mandou matar o próprio advogado, em 2016. Identificada como Roberto Viegas Rodrigues, a vítima não teria conseguido libertar dois comparsas de Jean do 18 que estavam presos e acabou sendo assassinada pelos próprios clientes.
Conforme informações do Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), o criminoso tem uma pena pendente de 66 anos, 9 meses e 28 dias no sistema prisional do Brasil.