Polícia do Rio apreende fentanil, droga que mais mata nos EUA
Durante operação no Complexo da Maré, policiais apreenderam vários pacotes de fentanil, droga 50 vezes mais forte do que a heroína
atualizado
Compartilhar notícia
As forças de segurança pública do governo do Rio de Janeiro apreenderam embalagens de Fentanil durante a “Operação Maré“, realizada nesta segunda-feira (9/10).
O anestésico 50 vezes mais viciante do que a heroína, 100 vezes mais forte do que a morfina e um problema endêmico no Estados Unidos foi encontrado em uma casa, na favela Nova Holanda, por policiais.
Entenda por que Fentanil é tão perigoso
Como medicamento, o fentanil reduz a dor, mas a ingestão deve ser rigorosamente monitorada. Tomado de forma descontrolada como entorpecente, pode comprometer a percepção, reduzir o ritmo respiratório, provocar estados de coma e, no pior dos casos, morte. Só em 2021 nos Estados Unidos, foram mais de 70 mil vítimas da substância que provoca dependência em pouco tempo tempo.
Por isso, traficantes têm utilizado o fentanil para misturá-lo a entorpecentes – sobretudo cocaína – e potencializar o efeito sobre os usuários. Como o opioide tem pouco volume, os traficantes diminuem a quantidade de cocaína pura e compensam o restante com outra substância mais barata, normalmente cafeína, e com o acréscimo de fentanil, o que aumenta a rentabilidade do comércio ilícito.