metropoles.com

Polícia conclui que condenada por morte do filho matou primeiro marido

Polícia diz que ela não será indiciada pelo homicídio do ex-marido, pois o crime prescreveu em 2017. Alexandra matou o filho em maio de 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
José e Alexandra, condenada por matar filho de 11 anos - Metrópoles
1 de 1 José e Alexandra, condenada por matar filho de 11 anos - Metrópoles - Foto: Arquivo pessoal

Após nova investigação, a Polícia Civil concluiu que Alexandra Dougokenski matou o ex-companheiro José Dougokenski. A mulher foi condenada a 30 anos e dois meses de prisão pela morte do filho Rafael Winques, 11 anos, em maio de 2020. Ela recebeu a pena em janeiro de 2023.

Mesmo com a descoberta, a condenada não será indiciada porque o crime prescreveu em 2017. À época do crime, ela tinha 19 anos de idade e, segundo o delegado Ederson Bilhan, pela lei conta-se a prescrição pela metade do prazo quanto o infrator tem menos de 21 anos.

“Considerando que a prescrição em homicídios é de 20 anos, nesse caso seriam 10 anos. Como o fato ocorreu em 2007, a situação já estava prescrita”, afirma o delegado.

A Vara Criminal de Farroupilha autorizou a reabertura da investigação sobre a morte de José Dougokenski, em janeiro de 2021. Conforme o delegado, o novo inquérito concluiu, após o cruzamento de evidências analisadas pela perícia e depoimentos, que tratava-se de um homicídio.

No entanto, de acordo com a defesa de Alexandra, a perícia que apontou a hipótese de suícidio é clara e, além disso, acredita que houve contaminação devido ao caso Rafael, como informado pelo G1.

A semelhança entre o modus operandi das mortes de José e Rafael, filho mais novo de Alexandra, chamou a atenção — ambos foram estrangulados com cordas de varal.

O depoimento do segundo marido ajudou a polícia a chegar na nova conclusão. De acordo com a RBS TV, Rodrigo Winques disse que ouviu Alexandra confessar o crime. A partir de agora, a investigação concluída será encaminhada ao Ministério Público (MP) e ao Poder Judiciário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?