Polícia Civil do Rio prende falso médico de plantão em UPA de Realengo
Ele fez mais de 3 mil atendimentos sob o nome de um profissional que registrou queixa na 12ª DP (Copacabana), e foi vacinado contra a Covid
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Agentes da 12ª DP (Copacabana) prenderam o falso médico Itamberg Oliveira Saldanha, de 31 anos, quando ele ainda dava plantão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Secretaria Estadual de Saúde, em Realengo, zona oeste, na manhã desta terça-feira (18/5). Segundo as investigação, ele realizou mais de três mil atendimentos desde janeiro com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) em nome do médico Álvaro Pereira de Carvalho, que registrou queixa na delegacia.
Em nota, a Polícia Civil informou que “Itamberg atendia na sala amarela, na ala de pacientes com Covid-19, e chegou a ser vacinado contra a doença. Foi localizado um atestado de óbito assinado por ele na UPA, além de um carimbo com os dados do médico Álvaro Pereira de Carvalho”.
Veja o vídeo da prisão:
As investigações começaram após Álvaro ter procurado a delegacia para relatar que seu nome e CRM estavam sendo utilizados por um homem. Itamberg chegou a ser vacinado contra a Covid-19, também utilizando os dados do verdadeiro médico.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que vai abrir um processo administrativo para apurar a contratação do falso médico, assim como as responsabilidades administrativas da Organização Social que faz a gestão da unidade. “Ressalta que está sendo criada a Subsecretaria de Fiscalização de Contratos de Gestão, visando aprimorar os processos de gestão de todos os contratos e serviços realizados pela secretaria”, diz um dos trechos.