Vídeo: policial militar aponta arma para outro PM no centro de São Paulo
Desentendimento ocorreu em esquina movimentada da Santa Ifigênia. Segundo comerciantes da rua, o motivo teria sido um atraso após almoço
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Está circulando nas redes sociais um vídeo que registra o desentendimento de dois policiais militares, em uma rua movimentada do centro de São Paulo. Um deles chega a apontar a arma para o rosto do outro. As imagens foram divulgadas primeiramente pelo perfil no Twitter do site Ponte Jornalismo, nesta sexta-feira (4/12).
O Metrópoles entrou em contato com a Polícia Militar de São Paulo, que confirmou a veracidade do registro.
Veja:
No vídeo, um policial aponta pistola para o rosto do outro que, ao tentar desarmar o oponente, quase cai no chão. Transeuntes observam a situação e gritam frases como: “Pega ele! Atira na bunda dele!”.
De outro ângulo, é possível ver que a cena foi presenciada por outros dois policiais militares. Ao fim das imagens, vários policiais militares são vistos misturados à multidão. Três PMs se afastam do local do desentendimento, que foi na esquina da rua dos Timbiras com a rua Santa Ifigênia.
Segundo informações de comerciantes do local ouvidos pelo Metrópoles, o motivo da briga teria sido um atraso de um dos PMs após o horário do almoço.
Em nota oficial, a Polícia Militar de São Paulo não esclarece qual foi a razão do desentendimento entre os dois policiais. O órgão diz que “os PMs que aparecem nas imagens foram identificados e imediatamente retirados de serviço. O Comando do Policiamento local está adotando as providências cabíveis em relação aos fatos”.
Às 17h36, a corporação atualizou a nota para esclarecer que “classifica como gravíssima e repulsiva a ocorrência” na Santa Ifigênia.
“A atitude viola frontalmente os valores fundamentais da Instituição, especialmente a disciplina, a hierarquia, o profissionalismo, a honra e a dignidade humana, exigindo assim punições severas, na medida de sua gravidade. Por se tratar de crime militar, todas as circunstâncias em que os fatos se deram estão sendo apuradas pela autoridade competente, em sede de polícia judiciária militar. O autor da ameaça foi preso em flagrante delito pelo crime de ameaça (artigo 223 do Código Penal Militar) e violência contra superior qualificada pelo uso de arma (artigo 157 do Código Penal Militar) e será conduzido ao Presídio Militar Romão Gomes”, disse a Polícia Militar do Estado de São Paulo na nova nota.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo também confirmou a ocorrência e acrescentou que oferece programas de apoio e acompanhamento a seus policiais.