metropoles.com

Spoofing: denúncia do MPF é “exagerada”, diz advogado de hackers

Advogado Ariovaldo Moreira recebeu com surpresa as denúncias do MPF, sobretudo contra o jornalista Glenn Greenwald

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ariovaldo Moreira
1 de 1 Ariovaldo Moreira - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O advogado Ariovaldo Moreira, que defende três suspeitos de participar de organização criminosa que invadiu celulares de autoridades, considerou “exagerada” a denúncia do Ministério Público Federal (MPF).

O MPF denunciou nesta terça-feira (21/01/2020) sete pessoas, entre elas o jornalista Glenn Greenwald.

“Olhando a grosso modo, é algo previsível do Ministério Público. Em concurso material, é um tanto quanto exagerado essa quantidade de crimes atribuídos a eles”, disse, em entrevista ao Metrópoles.

Ariovaldo é advogado de Walter Delgatti Neto, conhecido como o Vermelho, e apontado como um dos líderes do suposto grupo criminoso.

O casal Gustavo Henrique Elias Santos e Suelen Priscila de Oliveira também foram denunciados. Eles foram denunciados por participarem das fraudes.

“Vou dar uma analisada para que eu possa inclusive já apresentar a defesa preliminar, a resposta de acusação da Suelen, do Gustavo e do Walter. Mas no meu entender, uma denúncia dessa foi acatada fora de cogitação”, prosseguiu Ariovaldo.

A surpresa: Glenn
O advogado contou que recebeu com surpresas a acusação contra o jornalista Glenn. Ariovaldo defendeu que não houve orientação alguma do repórter. Glenn apenas recebeu o material, disse.

“A única participação do Gleen nisso é que ele divulgou [as informações] como jornalista, com todo o respaldo de uma legislação“, explicou Ariovaldo.

Para o MPF, contudo, teria ficado claro que o repórter norte-americano “auxiliou, incentivou e orientou o grupo durante o período das invasões”.

O defensor explicou que os clientes dele jamais narraram esse “auxílio” do jornalista denunciado pelo MPF. A maior parte do material está sob sigilo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?