metropoles.com

Sobrevoo não acha sinais de garimpo na terra indígena Waiãpi, diz MPF

Na sexta-feira, um helicóptero da Polícia Civil foi enviado ao território indígena para facilitar o trabalho de exumação do cacique Emyra

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
aldeia-Wajã-960×6401
1 de 1 aldeia-Wajã-960×6401 - Foto: Reprodução

A Procuradoria da República no Amapá informou nesta segunda-feira (05/08/2019) que policiais não encontraram sinais de garimpo ilegal, tampouco a presença de invasores, ao sobrevoar a Terra Indígena Waiãpi, nesse sábado (03/08/2019). Um sobrevoo de monitoramento foi realizado para auxiliar em investigações do Ministério Público Federal (MPF).

“Após a operação, os agentes de segurança não localizaram sinais da presença de não-indígenas, tampouco a existência de garimpos na região”, disse o MPF, em nota a respeito das buscas realizadas por agentes da Polícia Federal e da Secretaria da Justiça e Segurança Pública do Amapá.

Na sexta-feira passada, um helicóptero da Polícia Civil foi enviado ao território indígena para facilitar o trabalho de exumação do cacique Emyra Waiãpi, de 62 anos, que morreu no dia 23 de julho e foi enterrado em uma aldeia. Um laudo com as causas da morte deve ser concluído em 30 dias.

Morto a facadas
Em reiteradas notas públicas, o conselho da etnia Waiãpi afirmou que indígenas identificaram invasores em suas terras. Eles acusam pessoas ligadas ao garimpo ilegal de terem matado o cacique Emyra Waiãpi a facadas. O corpo foi encontrado em um rio.

Os policiais já haviam feito buscas antes, orientados pelos indígenas, mas não conseguiram encontrar vestígios que corroborassem a versão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?