metropoles.com

Senado Federal aprova programa de prevenção ao suicídio de policiais

O projeto de lei, do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), também prevê que se atualizem, anualmente, dados sobre suicídios na categoria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
congresso nacional
1 de 1 congresso nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Senado Federal aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (6/4), a ampliação das políticas de atenção à saúde mental do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida). O texto prevê atendimentos psicológicos aos profissionais da categoria como medida de prevenção ao suicídio.

A proposta pede, ainda, que se publiquem dados anuais sobre os casos na categoria. Aprovado no Senado, o projeto de lei vai à Câmara dos Deputados. 

Na matéria, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) defende que a prevenção de transtornos mentais entre agentes de segurança entre “urgentemente na agenda de políticas públicas do setor”.

Vieira afirma que os casos de autoextermínio nas corporações “comprometem não somente o desempenho dos profissionais, mas também a proteção dos cidadãos”.

Dados

O autor da proposta argumenta que pesquisas brasileiras e estrangeiras têm demonstrado que o risco de suicídio entre policiais é “significativamente superior ao da população em geral”. “Cerca de duas vezes maior”, enfatiza no texto.

“A exposição contínua à violência pode tornar o indivíduo mais vulnerável às doenças psíquicas, à dependência química e às afecções psicossomáticas”, alega o parlamentar.

Números recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontam que 91 policiais, sendo 65 militares e 26 civis, cometeram suicídio em 2019. Os dados foram divulgados em relatório anual publicado e outubro do ano passado.

Wesley Soares Góes

Recentemente, a morte de um policial militar em surto, na Bahia, reacendeu o debate sobre a saúde mental dos agentes de segurança pública. Em 28 de março, Wesley Soares Góes morreu em confronto com colegas de farda, após disparar em direção aos policiais.

Wesley invadiu, armado, o gramado em frente ao Farol da Barra, em Salvador, e efetuou pelo menos uma dezena de tiros para o alto e contra os companheiros de trabalho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?