metropoles.com

Polícia Civil faz operação contra jogo Baleia Azul em nove estados

O game é praticado no mundo inteiro, em comunidades fechadas de redes sociais, e, no fim, instiga os participantes a tirarem a própria vida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
mar oceano baleia azul
1 de 1 mar oceano baleia azul - Foto: iStock

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu nesta terça-feira (18/7), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, um homem de 23 anos durante operação deflagrada nesta manhã. A ação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão contra uma rede de supostos envolvidos no jogo Baleia Azul, que induziria jovens ao suicídio via internet. O rapaz preso, Matheus Silva, seria um dos “curadores” (coordenadores) desse crime nas redes sociais.

Os mandados expedidos pela Justiça são executados em 20 municípios de nove estados brasileiros, entre eles o Rio de Janeiro. A operação, chamada Aquarius, é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil fluminense. Ela foi iniciada a partir de denúncias de pais de jovens supostamente envolvidos no jogo, presumivelmente surgido na Rússia.

Jogo
O Baleia Azul é praticado em comunidades fechadas de redes sociais como Facebook e WhatsApp e instiga os participantes, em maioria adolescentes, a cumprirem 50 tarefas. A última delas é o suicídio. A própria existência do jogo, porém, já foi questionada. Há quem diga que é um boato de internet.

Induzir, instigar ou auxiliar suicídio é crime, punido no Brasil com reclusão (prisão) de dois a seis anos se a morte se consumar, ou de um a três anos, se da tentativa resultar lesão corporal grave.

A pena pode ser duplicada se o crime for praticado por “motivo egoístico” ou se a vítima for menor de idade ou se tiver a capacidade de resistência diminuída, por qualquer motivo. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?