Polícia acha 33 ton de maconha na “maior apreensão de drogas do Brasil”
De acordo com o departamento, a carga estava em um caminhão e foi estimada em pouco mais de R$ 50 milhões. Dois homens foram presos
atualizado
Compartilhar notícia
Um caminhão que transportava 33,3 toneladas de maconha foi apreendido, nessa quarta-feira (26/8), na cidade de Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Em nota divulgada nas redes sociais, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) classificou a apreensão como a “maior do Brasil”.
No momento da operação, os policiais militares do DOF faziam patrulhamento em uma estrada que dá acesso à rodovia estadual MS-166 quando deram ordem de parada à carreta. O motorista desobedeceu os policiais e tentou manobrar o veículo, mas não conseguiu. Então, o homem decidiu abandonar o caminhão e fugir. Até o momento, o suspeito não foi localizado.
Um Ford Ka branco que seguia logo atrás da carreta, como batedor, foi abordado e nele estavam os dois homens, que foram presos.
De acordo com o departamento, a carga foi estimada em pouco mais de R$ 50 milhões. A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Repercussão
O ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, André Mendonça, usou as redes sociais, na tarde desta quinta-feira (27/8), para parabenizar a operação.
Parabenizo os policiais e a Secretaria de Seg Pública do Mato Grosso do Sul pela apreensão recorde de 33 ton de maconha. O Programa VIGIA do @JusticaGovBR seguirá dando todas as condições para que as forças de segurança possam combater o crime organizado nas fronteiras! 🇧🇷 https://t.co/o3FdLlysR1
— André Mendonça (@AmendoncaMJSP) August 27, 2020
Balanço das apreensões
De acordo com o DOF, só neste ano já foram apreendidas 180.476,696 toneladas de maconha – 146,29% a mais que o mesmo período do ano passado, quando foram apreendidas 73.277,587 toneladas. Em todo o ano de 2019 foram apreendidas 106.772,972 toneladas.