metropoles.com

PM e vigilantes são presos acusados de furtar petróleo no RJ

Organização criminosa retirava, por semana, cerca de 150 mil litros de petróleo e produtos derivados, segundo a polícia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
polícia civil/ divulgação
petroleo-policia
1 de 1 petroleo-policia - Foto: polícia civil/ divulgação

Uma quadrilha especializada em furto de petróleo e derivados de oleodutos da Transpetro é alvo de operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ). A Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) cumpre nesta terça-feira (05/11/2019) sete mandados de prisão e 11 de busca e apreensão expedidos contra a organização criminosa.

De acordo com os investigadores, o grupo age no norte fluminense. A ação é realizada nos municípios de Macaé, Quissamã, Carapebus, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, no Rio de Janeiro e no estado do Paraná. Até a última atualização desta reportagem, cinco pessoas foram presas. Entre elas, há um policial militar e dois vigilantes.

As investigações começaram há cerca de 10 meses. Segundo a Polícia Civil, os criminosos localizavam os dutos de petróleo bruto e faziam uma derivação clandestina por onde desviavam o produto da subtração.

De acordo com o delegado Julio da Silva Filho, titular da DDSD, a apuração levantou ainda que a organização fazia em média de duas a três retiradas por semana, totalizando cerca de 150 mil litros de petróleo e derivados desviados.

As investigações apontam que o petróleo furtado seria enviado em caminhões bitrens, com capacidade para subtrair aproximadamente 50 mil litros. O material era levado para cidades do Paraná. “A prática do furto ilegal de combustível, além de ser criminosa, representa um risco para o meio ambiente e para as pessoas que residem próximo aos locais”, destaca polícia, em nota.

Os presos vão responder pelos crimes de organização criminosa contra ordem econômica; furto duplamente qualificado e contra o meio ambiente.

A operação conta com apoio do Ministério Público Estadual (Gaeco), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Agência Nacional de Petróleo (ANP), Petrobras e Transpetro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?