metropoles.com

PL das Fake News: Dino defende “regulação democrática” das redes

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino foi ao Senado e voltou a defender o PL das Fake News após pressão das plataformas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Oposição Flávio Dino
1 de 1 Oposição Flávio Dino - Foto: Pedro França/Agência Senado

Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Flávio Dino defendeu o PL das Fake News diante de parte do Senado. Ele compareceu à audiência desta terça-feira (9/5) da Comissão de Segurança Pública, para apresentar os planos e a agenda estratégica do seu ministério.

Dino reconheceu o tema como alvo de intensos debates no Congresso, principalmente na sessão presidida por Sérgio Petecão (PSD-AC), e recordou que o texto é de autoria de um senador, se referindo a Alessandro Vieira (PSDB-SE). Nesse sentido, o ministro destacou o esforço da base do governo e do relator de conseguir os termos necessários para que essa votação seja efetivada.

“O governo acompanha, o governo defende que haja uma regulação democrática, porque é a forma de preservar a liberdade de expressão. O que certo setores querem fazer é censura, porque eles querem impedir o Congresso de deliberar e é importante que o Congresso, assim como os outros poderes, também possam e devam atuar”, disse Flávio Dino.

Dino faz referência à atuação das plataformas, como Google e Facebook, contra a regulação. Na última semana, a ferramenta de buscas colocou em sua home uma mensagem contra o PL das Fake News e usou seu algoritmo para pressionar contra o texto. Nesta terça, o Telegram disparou uma mensagem aos seus usuários, também discursando contra a matéria.

Práticas criminosas

Nesse sentido, Dino voltou a falar sobre a prática de crimes e seu incentivo ou divulgação nas redes sociais. “Estamos falando de práticas criminosas graves, como agressão a crianças adolescentes, incentivo à violência contra mulher, racismo. São práticas incompatíveis com regime democrático, incompatíveis com a constituição. É importante que o Congresso possa deliberar sobre a matéria com Independência, sem pressões indevidas de plataformas ou do poder econômico”, completou Dino.

Na semana passada, a base governista foi obrigada a retirar de pauta o PL das Fake News, diante da iminência de uma derrota no plenário. Desde então, o relator Orlando Silva (PCdoB-SP) intensificou suas conversas com partidos e começa a colher frutos: há pouco, o Podemos, comandado pela deputada Renata Abreu (SP), anunciou apoio à matéria após as recentes alterações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?