metropoles.com

PF faz operação na Dataprev para apurar desvios na gestão Temer

Consultor jurídico José Ivanildo é investigado pela PF, conforme apurado pelo Metrópoles. Presidente da Funasa também é alvo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
PF na Dataprev
1 de 1 PF na Dataprev - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O consultor jurídico da Dataprev, José Ivanildo Dias Júnior, é alvo da Operação Gaveteiro, deflagada nesta quinta-feira (06/02/2020) pela Polícia Federal (PF). Segundo apurado pelo Metrópoles, a corporação está nesta manhã na sede do órgão, em Brasília (DF), atrás do investigado. Também há buscas em endereço ligado a ele.

A ação apura desvio de valores do extinto Ministério do Trabalho por meio da contratação de uma empresa de Tecnologia da Informação (TI).

Além de José Ivanildo, o atual presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, e o ex-assessor do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, são alvo da PF. Nogueira atuou como ministro do Trabalho durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Mais de R$ 50 milhões foram desviados da pasta entre os anos de 2016 e 2018, segundo apuração da Controladoria-Geral da União (CGU).

O objeto da contratação foi a aquisição de solução de tecnologia e licenças, voltadas a gerir sistemas informatizados do Ministério do Trabalho e detectar fraudes na concessão de seguro-desemprego.

Policiais federais cumprem dois mandados de prisão preventiva e 41 de busca e apreensão. Os endereços estão situados no Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Os envolvidos responderão pelos crimes de peculato, organização criminosa, fraude à licitação, falsificação de documento particular, corrupção ativa e passiva; com penas que, se somadas, podem chegar a 40 anos de prisão.

Outro lado
A Dataprev informou, em nota, que está cooperando com a Polícia Federal, em cumprimento ao mandado de busca e apreensão na sala de um de seus empregados.

“Conforme informado pela autoridade policial responsável pelo referido mandado, a empresa não é investigada na ação”, complementou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?