PF faz ação no DF e 12 estados contra o tráfico internacional de drogas
Ao todo, os agentes cumprem 50 mandados de prisão e 139 de busca, além da apreensão de bens e bloqueio de R$ 100 milhões
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) realiza a Operação Além-Mar, nesta terça-feira (18/8), contra o tráfico internacional de drogas. A ação ocorre em 12 estados e no Distrito Federal.
Ao todo, os agentes cumprem 50 mandados de prisão e 139 de busca, expedidos pela 4ª Vara Federal em Pernambuco.
Além dessas ordens, a Justiça Federal determinou a apreensão de bens como aviões, helicópteros, caminhões e imóveis, além do bloqueio de R$ 100 milhões.
Os mandados são cumpridos em Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
As investigações começaram em 2016, em Pernambuco. A PF identificou quatro organizações criminosas autônomas — três delas em São Paulo e uma em Pernambuco —, que atuavam de forma conjunta, para enviar a droga ao exterior. De acordo com a corporação, toneladas de cocaínas foram exportadas pelos portos brasileiros, principalmente de Natal.
Os investigadores observaram um esquema de operação dividido em três fases: internação da droga vinda do Paraguai, transporte interno para regiões de embarque marítimo e envio internacional.