metropoles.com

PF faz ação contra desvio de recursos em Hospital de Campanha no CE

Crimes de corrupção, desvio de recursos públicos e fraude em licitação são investigados no Hospital de Campanha do Estádio Presidente Vargas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (23/8), a segunda fase da Operação Cartão Vermelho, que investiga crimes de corrupção, desvio de recursos públicos e fraude em licitações no Hospital de Campanha montado no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE).

Em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), a PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão em Fortaleza e em Brasília (DF). São investigados servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, gestores e integrantes da comissão de acompanhamento e avaliação do contrato de gestão, dirigentes de organização social paulista contratada para gestão do Hospital de Campanha e empresários.

A primeira fase da operação foi deflagrada em novembro de 2020, quando agentes cumpriram 27 mandados de busca e apreensão em três cidades: Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Pelotas (RS). Nos dados coletados na ocasião, a PF e a CGU encontraram indícios de conluio entre os investigados para direcionar escolha de organização social. Segundo a polícia, houve pagamentos superfaturados, transações com empresas de fachada, desvio de recursos públicos federais e enriquecimento ilícito dos investigados.

As investigações seguirão com a análise do material apreendido nesta segunda fase e do fluxo financeiro dos suspeitos.

Se condenados, os investigados podem responder a até 33 anos de prisão por fraude à licitação, peculato, ordenação de despesa não autorizada por lei e organização criminosa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?