metropoles.com

PF e Interpol miram tráfico internacional de drogas em 6 estados e 3 países

Criminosos usavam “mulas”, que transportavam o entorpecente do Brasil, escondido nas bagagens, para Europa e Ásia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Polícia Federal/ Divulgação
Ao todo, conforme a PF, das 623 ordens judiciais expedidas pela Justiça de Minas Gerais, 6 estão sendo cumpridas em Mato Grosso, sendo 3 de prisões e 3 de busca e apreensão
1 de 1 Ao todo, conforme a PF, das 623 ordens judiciais expedidas pela Justiça de Minas Gerais, 6 estão sendo cumpridas em Mato Grosso, sendo 3 de prisões e 3 de busca e apreensão - Foto: Foto: Polícia Federal/ Divulgação

A Polícia Federal (PF) cumpre na manhã desta quarta-feira (12/8) mandados judiciais contra uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, especialmente para Europa e Ásia.

A principal forma de atuação, de acordo com os investigadores, era a utilização de “mulas”, que transportavam o entorpecente escondido nas bagagens.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Olossá. São cumpridos 12 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão, na Bahia, Sergipe, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina.

Entre os mandados de prisão, três são cumpridos no exterior, com o auxílio da Interpol: dois na Espanha e um na Tailândia.

A investigação teve início em maio do ano passado, a partir do aprofundamento de informações recebidas pelo serviço de Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Naquela ocasião, identificou-se que o proprietário de uma barraca de praia em Lauro de Freitas usava o estabelecimento para aliciar as “mulas”. Ele era o principal integrante da organização criminosa nessa função.

“Era ele, também, quem providenciava as passagens, documentos e dinheiro para o custeio da viagem”, detalhou a Polícia Federal.

Durante a investigação, 10 pessoas foram presas em flagrante quando tentavam embarcar para o exterior com cocaína escondida nas bagagens em aeroportos da Bahia, de São Paulo, de Pernambuco, do Ceará e do Paraná.

Além delas, outras três pessoas foram presas quando efetuavam a entrega de malas já preparadas, com a droga escondida para as “mulas”.

Em 10 de março deste ano, foi deflagrada a primeira fase da operação, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e cinco de prisão nas cidades de Salvador e Ipiaú, na Bahia, e Ananindeua, no Pará.

A partir da análise do material apreendido na primeira fase, os policiais identificaram a liderança e integrantes do primeiro escalão da organização criminosa investigada, inclusive de pessoas que iniciaram como “mulas” e assumiram outros postos no esquema criminoso, mudando-se para o exterior para recepcionar os viajantes que chegavam do Brasil com a droga.

Os investigados vão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?