metropoles.com

PF apura desvios de R$ 13,5 mi destinados à merenda escolar na Paraíba

São cumpridos 67 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão na manhã desta quarta-feira (24/07/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quarta-feira (24/07/2019), 67 mandados de busca e apreensão e 17 de prisão com o objetivo de combater fraudes em licitações, superfaturamento de contratos administrativos, corrupção e organização criminosa em aquisições de merenda escolar para municípios paraibanos.

A primeira parte da operação, batizada de Famintos, visa desarticular esquema de fraudes em licitações e contratações em Campina Grande, na Paraíba. O crime ocorreu, segundo a PF, entre 2013 e 2019, com pagamentos vinculados a verbas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Uma segunda parte da operação, esta nomeada de Feudo, também investiga delitos relacionados a licitações fraudadas e contratações irregulares referentes a empresas fornecedoras de merenda escolar. Desta vez, em Monteiro, na Paraíba.

De acordo com informações da PF, foi estipulado o bloqueio de bens e valores na ordem de R$ 13,5 milhões, como uma estimativa preliminar do dano.

Os mandados são cumpridos em órgãos públicos, residências, escritórios e empresas dos alvos nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Massaranduba, Lagoa Seca, Serra Redonda, Monteiro e Zabelê — todas na Paraíba.

As operações são realizadas em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 260 policiais e 16 auditores participam da ação. As ordens foram expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e pela Justiça Federal de Campina Grande.

Segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de fraudes em licitação, superfaturamento de contratos, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas somadas poderão ultrapassar 20 anos de reclusão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?