Pais abandonam criança em shopping da Zona Sul do Rio de Janeiro
O casal deixou o menino de dois anos sozinho no local. O caso é investigado pela polícia como abandono de incapaz
atualizado
Compartilhar notícia
Um casal abandonou uma criança de dois anos no Shopping Rio Sul, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. As imagens são das câmeras de segurança do local e divulgadas nesta segunda-feira (18/04). A polícia investiga o caso.
Na filmagem, é possível ver um homem, aparentemente o pai da criança, entrando no centro de compras com o garoto no colo. A mulher que o acompanha fica parada na porta do shopping. Ele então coloca o menino no chão e sai andando, sem olhar para trás. A moça, que a polícia acredita ser a mãe do garoto, também vai embora. O menino fica sozinho.
Sem ter noção de que foi abandonada, a criança ainda brinca e começa a andar sem rumo. Ao perceber que o garoto estava vagando desacompanhado, um rapaz vai atrás dele e chama o segurança do shopping.
O menino foi encaminhado para a delegacia, depois para o Conselho Tutelar e, por fim, para um abrigo.
Pai se apresenta a polícia
O homem que aparece nas imagens se apresentou a polícia dizendo ser o pai do menino. Ele, que alegou trabalhar como garçom em um dos restaurantes do Rio Sul, disse em depoimento que quem abandonou a criança foi a mãe após uma discussão do casal.
“Ele alegou que teria discutido com a mãe da criança e saído para trabalhar. Na convicção dele, a criança teria ficado com a mãe, que na hora que ele saiu, não teria olhado para trás e não teria como saber que a criança teria ficado sozinha”, afirmou Bárbara Lomba, delegada titular da 10ª DP (Botafogo) à equipe do G1.
O caso está sendo investigado como abandono de incapaz. A pena para o crime varia de seis meses a três anos de prisão.