metropoles.com

Operação Vínculo mira fraudes previdenciárias no Rio Grande do Sul

Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Capão da Canoa, Imbé e Cidreira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
federal
1 de 1 federal - Foto: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL

A Polícia Federal e a Receita realizam na manhã desta segunda-feira (11/12), a Operação Vínculo contra a fraude na obtenção de benefícios junto ao INSS e de seguro desemprego. Iniciada em setembro, segundo a PF, a investigação identificou a atuação de um contador, que informava à Previdência Social vínculos inexistentes de trabalhadores com empresas do litoral norte, já encerradas, a fim de obter benefícios junto ao INSS e ao Ministério do Trabalho e Emprego (Seguro Desemprego).

Ação é conduzida por policiais federais e servidores da Coordenação de Inteligência Previdenciária da Secretaria de Previdência que cumprem cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Capão da Canoa, Imbé e Cidreira, no Rio Grande do Sul

De acordo com a PF, até o momento, é possível apontar prejuízo de R$ 410 mil como resultado da atuação dos criminosos. Mas no entendimento dos investigadores, com base na expectativa de vida dos beneficiários, o valor poderia chegar a aproximadamente R$ 1,3 milhão de reais.

“O prejuízo total, caso não fosse interrompida a prática e apresentados à Autarquia os vínculos falsos, é incalculável, já que possibilitaria a concessão dos mais variados benefícios previdenciários, aí incluídas aposentadorias”, diz nota divulgada pela PF.

O crime investigado na Operação Vínculo é o estelionato majorado, porque foi praticado contra a União. A pena pode para esse tipo de crime pode chegar a seis anos e meio de prisão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?