metropoles.com

Operação Escuridão combate desvio de recursos públicos em Roraima

PF desarticula organização criminosa envolvida em irregularidades no sistema penitenciário do estado. Prejuízo calculado é de R$ 70 milhões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANTÔNIO MORE/AG. DE NOTÍCIAS GAZETA DO POVO/agência estado
Empreiteiro é ‘efetivo mandante’ de propinas na Petrobras, diz Lava Jato
1 de 1 Empreiteiro é ‘efetivo mandante’ de propinas na Petrobras, diz Lava Jato - Foto: ANTÔNIO MORE/AG. DE NOTÍCIAS GAZETA DO POVO/agência estado

Com apoio do Ministério Público de Roraima, a Polícia Federal deflagrou hoje (29) a Operação Escuridão, para desarticular organização criminosa envolvida em desvios de recursos públicos do sistema penitenciário do estado, calculado em R$ 70 milhões, no período de 2015 e 2018.

São investigados políticos e servidores. Os policiais federais cumprem 11 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão em Boa Vista, capital de Roraima, e Brasília. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Roraima.

Instaurado no ano passado, o inquérito policial foi precedido por investigações de supostas irregularidades em contratos de fornecimento de alimentação para presídios em Roraima. Segundo as apurações, o esquema começou em 2015, com a contratação emergencial de uma empresa constituída há apenas oito dias para cuidar da alimentação dos presos no estado.

Detalhes 
As investigações mostram que a empresa, responsável pelos fornecimentos desde 26 de fevereiro de 2015 até os dias atuais, mostrando a superfaturamento do valor da alimentação, além de informar quantitativo superior de refeições ao que era efetivamente providenciado e de fornecer alimentos de baixa qualidade.

Os responsáveis pela empresa, que está em nome de laranjas, realizaram saques de aproximadamente 30% do valor dos contratos, em espécie, para o pagamento de propinas e para o enriquecimento ilícito dos reais proprietários do negócio.

Vários saques e repasses foram constatados pela PF por meio de filmagens feitas durante as investigações, que contou também com provas obtidas após representação da autoridade policial pela quebra do sigilo bancário e telefônico dos investigados.

O nome escuridão da ação policial é uma alusão à nona praga bíblica do Egito, que veio após um ataque de gafanhotos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?