Motorista de ônibus que caiu de ponte em MG se apresenta à polícia
O condutor do veículo, Luiz Viana de Lima, não havia sido localizado após o acidente, ocorrido na última sexta-feira (4/12)
atualizado
Compartilhar notícia
O motorista do ônibus que caiu do viaduto na Br-381, em João Monlevade (MG), se apresentou, nesta segunda-feira (7/12), à Polícia Civil de Minas Gerais. Luiz Viana de Lima não havia sido localizado após o acidente, ocorrido na última sexta-feira (4/12).
Ele está entre os sobreviventes do acidente que resultou na morte de 19 passageiros. Lima conseguiu pular do ônibus antes que o veículo caísse. O motorista não era considerado foragido, pois não há pedido de mandado de prisão contra ele.
Segundo os investigadores, um homem de cerca de 34 anos, que sobreviveu ao se jogar do veículo, disse logo após o acidente que o motorista percebeu que o freio do veículo havia falhado e gritou para que os passageiros pulassem, momentos antes da queda.
“Quando o ônibus passou da metade da ponte, o motorista gritou: ‘Faltou o freio, pula, que faltou o freio!‘”, disse o passageiro. Segundo ele, o próprio motorista teria sido o primeiro a saltar do veículo.
Acidente
De acordo com informações do governo estadual e dos bombeiros, 46 pessoas estiveram envolvidas no acidente. Há 19 mortos e 25 feridos. Doze pessoas morreram no local do acidente. As vítimas foram levadas ao Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
O veículo de placa DTD-7253 é de Mata Grande, município do interior de Alagoas, segundo informações da PRF, e teria iniciado a viagem na cidade de Água Branca, também em Alagoas.
Segundo os bombeiros, o ônibus caiu de uma altura aproximada de 23 metros.
Em nota, a Associação Nacional das Empresas de Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (Anatrip) afirmou que é necessário que haja uma fiscalização e também responsabilidade por parte das empresas para impedir esse tipo de acidente.
“As empresas de transporte devem cumprir todas as normas que os órgãos públicos impõem, principalmente aquelas que dizem respeito à legalidade de seus serviços, à segurança de seus veículos, ao treinamento e capacitação de seus motoristas , à exigência do seguro de responsabilidade civil e ao respeito e segurança dos usuários”, diz o texto.
Moradores que enviaram registros do local afirmaram que o ônibus voltou de ré na ponte antes de cair, e quatro pessoas teriam pulado do veículo antes da queda.
Veja vídeos:
Veja onde foi o acidente:
Tragédia em São Paulo
A queda do ônibus em Minas Gerais, que teve ao menos 11 vítimas, ocorreu uma semana após um trágico acidente deixar 41 mortos no interior de São Paulo. Os passageiros do ônibus, que colidiu com um caminhão, eram funcionários de uma fábrica têxtil.
A Polícia Civil apura duas linhas de investigação a fim de determinar as causas do acidente que matou 41 pessoas em Taguaí (SP): tentativa de ultrapassagem em local proibido ou falha nos freios.