metropoles.com

Lula sobre Bolsonaro inelegível: “Não mexe com tranquilidade do governo”

Presidente esteve no treino da Seleção Feminina de Futebol, que pega o Chile neste domingo, em evento realizado pelo Metrópoles Sports

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Lula com a seleçõ feminina de futebol
1 de 1 Lula com a seleçõ feminina de futebol - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou abertamente, pela primeira vez, sobre a inelegibilidade do adversário Jair Bolsonaro (PL), imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao falar com jornalistas durante a visita que fez ao treino da Seleção Feminina de Futebol, no Mané Garrincha, em Brasília (DF), neste sábado (1º/7), o petista assegurou: a decisão dos ministros da Corte Eleitoral de excluir Bolsonaro das eleições até 2030 “não mexe com a tranquilidade do governo”.

“É um problema da Justiça. Não é problema meu. Ele [Bolsonaro] sabe o que ele fez. Se ele acertou, ele será recompensado. Se ele errou, ele será julgado e será punido pelo erro que cometeu. Isso é um problema da Justiça que não mexe com a tranquilidade do governo”, ressaltou o presidente no treino da Seleção, que enfrenta o Chile neste domingo (2/7), em evento realizado pelo Metrópoles Sports.

Lula só havia se manifestado sobre o episódio indiretamente. Após apresentação do voto do ministro do TSE Benedito Gonçalves, relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que deixou Bolsonaro inelegível por 8 anos, o petista declarou, nas redes sociais, que o “nosso país mudou”.

Nessa sexta-feira (30/6), o TSE tornou Bolsonaro inelegível. O ex-presidente foi condenado, com o placar de 5 a 2, pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022. O tribunal entendeu que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Com a decisão, o líder da extrema-direita brasileira da República está impedido de concorrer a qualquer cargo eletivo por oito anos, a contar de 2022.

“A vida segue”

Ainda no Mané Garrincha, Lula falou com a imprensa sobre a relação com o Congresso Nacional, que tem na pauta matérias essenciais para o Planalto, como a reforma tributária. O presidente se diz totalmente tranquilo com os posicionamentos que senadores e deputados adotarão perante tais pautas.

“O presidente da República não fica nervoso com a votação no Congresso. Eu não perco nenhuma noite de sono. A gente manda pra lá o projeto, manda a medida provisória e o Congresso tem o tempo dele pra se reunir e votar. O Senado tem o tempo dele. Não são obrigados a concordar 100% com o governo. Eles podem propor mudanças. E a gente pode aceitar ou não. E assim a vida segue”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?