metropoles.com

“Japonês da Federal” vai cumprir pena em casa com tornozeleira

O agente foi condenado a quatro anos, dois meses e 21 dias por facilitar a entrada de contrabando no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO
newton ishii Operação Lava-Jato
1 de 1 newton ishii Operação Lava-Jato - Foto: GIULIANO GOMES/ESTADÃO CONTEÚDO

O policial federal Newton Ishii, apelidado de Japonês da Federal, foi condenado a prisão domiciliar e vai colocar tornozeleira eletrônica já nesta sexta-feira (10/6). Ele cumpre pena de quatro anos, dois meses e 21 dias por facilitar a entrada de contrabando no país. A pena será cumprida no regime semiaberto harmonizado, o que permite ele ficar em casa com algumas restrições da Justiça. As informações são do portal G1.

Entre as restrições está a que impede o agente de sair de Curitiba sem a previa autorização da Justiça. Ele também deve estar em casa entre 23h e 5h durante a semana e está impedido de sair nos fins de semana. A medida foi adotada diante da falta de vagas no sistema penitenciário para o cumprimento do regime semiaberto tradicional. O monitoramento ocorrerá até 21 de outubro.

Prisão
Newton Ishii foi acusado de corrupção por facilitar a entrada de contrabando no país pela fronteira com o Paraguai e está sendo investigado pela Operação Sucuri, já tendo sido inclusive preso. O caso tramita sob segredo de Justiça. As investigações mostraram que os agentes facilitavam a passagens de produtos pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

O nome de Newton Ishii também foi citado na gravação que levou à prisão o senador Delcídio Amaral. No áudio, o político fazia tratativas com o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, buscando um plano de fuga para Cerveró, que estava preso na carceragem da PF em Curitiba.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?