Ex-PM considerado o “Pablo Escobar brasileiro” é preso na Hungria
Organização criminosa chefiada pelo traficante havia sido alvo da Operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal em 2020
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) confirmou a prisão, nesta terça-feira (21/6), do ex-policial militar Sérgio Roberto de Carvalho, o Major Carvalho, considerado hoje um dos maiores traficantes internacionais.
A ação foi realizada com apoio de agências internacionais. Carvalho também é conhecido como o “Pablo Escobar brasileiro”.
A prisão é decorrente das investigações desenvolvidas no âmbito da Operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal em 2020, que culminou na expedição de mandados de prisão para o Major Carvalho e outros investigados, bem como na apreensão de mais de R$ 500 milhões da organização criminosa chefiada pelo “Escobar brasileiro”.
Na Operação Enterprise foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África.
Aparência lícita
O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas (laranjas) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.
Segundo a PF, a ação que resultou na prisão do Major Carvalho foi deflagrada pelo Escritório Central Nacional da Interpol em Budapeste, na Hungria, e teve como elemento essencial a troca de informações e difusão Vermelha publicada a pedido da Polícia Federal.
Na Europa, o ex-policial militar se escondeu sob identidades falsas.
“No momento, a Polícia Federal adota as providências formais decorrentes da captura após as diligências policiais que culminaram nessa importante prisão”, acrescentou a corporação.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.