metropoles.com

DF, MG e SP: PF faz operação contra desvio de R$ 457 milhões no Dnit

A Controladoria-Geral da União identificou contratos superfaturados, execução de serviços de baixa qualidade ou não executados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/Especial para o Metrópoles
Sede do Dnit em Brasília
1 de 1 Sede do Dnit em Brasília - Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles

A Polícia Federal realiza operação na manhã desta terça-feira (06/08/2019) para combater fraudes no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Minas Gerais. A suspeita é de que R$ 457 milhões tenham sido desviados do órgão. Os alvos são as cidades mineiras de Belo Horizonte e Oliveira, além de Brasília e São Paulo. No DF, estão sendo cumpridos mandados em residências, escritórios e repartições públicas.

De acordo com a PF, auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) identificou contratos superfaturados, execução de serviços de baixa qualidade e o pagamento de serviços não executados. Os contratos foram assinados entre o Dnit de Minas e empresas entre 2014 e 2019.

As empresas participantes são suspeitas de fraudar os pregões eletrônicos para a realização de obras rodoviárias em Minas Gerais.

Os agentes cumprem 10 mandados de prisão, 28 de busca e apreensão, além do sequestro de bens, o bloqueio judicial de valores dos envolvidos e o afastamento dos servidores públicos investigados.

Os acusados responderão por corrupção ativa e passiva. Se condenados, poderão ter pena de até 30 anos de prisão.

Segundo a PF, as investigações tiveram início em novembro de 2015 e identificaram um grupo de empresários do setor de construções e servidores públicos do DNIT/MG que, mediante ajuste, fraudavam o caráter competitivo de pregões eletrônicos voltados à realização de obras rodoviárias no estado, visando obter vantagens ilícitas, por meio de desvio de verbas públicas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?