metropoles.com

Em GO, polícia prende quadrilha “ostentação” que levava droga à Europa

Polícia Civil de Goiás prendeu seis criminosos nesta sexta-feira (09/08/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
policia civil/ divulgação
operação-icarus
1 de 1 operação-icarus - Foto: policia civil/ divulgação

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu, nesta sexta-feira (09/08/2019), seis criminosos acusados de fazerem parte de uma organização que traficava drogas para a Europa. O grupo ostentava aeronaves, carros de luxo e viagens para Dubai, como mostraram fotos divulgadas pelos policiais. Uma pessoa está foragida.

A operação, batizada de Icarus, foi realizada pela PCGO por meio do Grupo Antissequestro (GAS). A investigação policial durou cerca de seis meses, segundo a corporação.

A apuração iniciou a partir do desaparecimento do piloto Bruce Lee Carvalho dos Santos, ocorrido em 12 de dezembro do ano passado. Durante as investigações, a polícia descobriu que o piloto fazia parte de uma grande organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de capitais.

A organização cooptava pilotos de aeronaves para realizarem voos com o propósito de buscar drogas em países vizinhos ao Brasil, principalmente Bolívia, Colômbia e Peru. Essas viagens são extremamente arriscadas, segundo a polícia.

Os criminosos usavam aeronaves modificadas para aumentar a autonomia, reabasteciam durante o voo com galões de combustível e voavam extremamente baixo para fugir do controle aéreo, além de utilizarem equipamentos de localização, como transpônder, desligados.

Assim, a droga era trazida, via estado do Pará com destino a Goiás, na conhecida “rota caipira” do tráfico de drogas. Já no Brasil, os entorpecentes eram armazenados e preparados para serem exportados para países da Europa, entre eles França, Holanda, Alemanha e Bélgica.

4 imagens
1 de 4

policia civil/ divulgação
2 de 4

policia civil/ divulgação
3 de 4

4 de 4

“Diversos artifícios eram utilizados para a remessa da droga escondida em meio a produtos destinados à exportação, como granito e mármore, e também em cargas de gêneros alimentícios”, explica a Polícia Civil.

No caso de cargas menores, a organização usava “mulas”, que levavam o entorpecente em voos regulares para a Europa. Parte da quadrilha era especializada na lavagem do dinheiro oriundo da atividade criminosa por meio de empresas, para dar aparência de legalidade ao dinheiro obtido com o crime.

A organização era comandada por um holandês radicado no Brasil. Os membros viviam uma vida de luxo, ostentando em carros de luxo.

A Polícia Civil apreendeu dois jatos utilizados pelo bando, ambos (Dassault Falcon e Cessna Citation) de propriedade dos chefes da organização, e um helicóptero (Eurocopter EC 130). As aeronaves eram usadas com frequência.

“No tocante a Bruce Lee Carvalho dos Santos, sabe-se que este pilotava um avião Piper Sêneca de prefixo PT-VPH de propriedade da organização criminosa à época do desaparecimento. Assim como o piloto, a aeronave encontra-se desaparecida desde o mês de dezembro de 2018”, explica a corporação.

Há indícios, no entanto, de que o piloto tenha caído em um lago na Bolívia após colidir com um fio de alta tensão, embora o avião e o corpo nunca tenham sido encontrados.

Ao todo, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão. Seis pessoas foram presas nos estados de Goiás, São Paulo e Pará. Uma está foragida. Foram apreendidos ainda 11 veículos, sendo cinco em São Paulo, cinco em Goiânia e um no Pará.

A Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) apreendeu R$ 571 mil e US$ 77 mil, dois jatos executivos e um helicóptero, além de um jet-ski. Uma das aeronaves foi apreendida em Sorocaba, interior paulista e as outras duas em Goiânia. Os policiais civis também apreenderam oito relógios Rolex e cinco Hublot.

Sobre o nome da operação
A operação foi batizada com o nome Icarus em referência ao personagem da mitologia grega. Icarus é um deus que voou muito próximo do sol e acabou morrendo porque suas asas eram de cera e derreteram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?