metropoles.com

Coleções privadas revelam desvios de armamentos do Exército, diz MPM

Na sexta-feira, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três estados: Rio, Espírito Santo e Paraná

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Itens privados de coleções pessoais de militares revelam um esquema de desvio de armamentos militares do Exército. Uma investigação conjunta do Ministério Público Militar (MPM) e do Exército, revelada pelo jornal Extra, descobriu que centenas de armas de propriedade de colecionadores foram desviadas para clubes de tiro, empresas de segurança e coleções pessoais.

Um dos casos citados é o ex-coronel falecido Hélio Baptista Lyra. Com a sua morte, a família procurou o Exército para se desfazer de três armas que eram parte do acervo do oficial. Ele tinha duas pistolas — uma delas brasonada, de propriedade das Forças Armadas — e um revólver, que foram entregues no Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) da 1ª Região Militar.

Segundo a legislação atual, arma brasonada deveria voltar para o arsenal do Exército e as outras seriam destruídas, o que não aconteceu.

Segundo o Extra, na última sexta-feira (31/7), por ordem da Justiça Militar, 182 armas foram apreendidas em endereços relacionados a 13 pessoas — entre colecionadores, militares e civis — no Rio, no Espírito Santo e no Paraná. Desse total, 101 foram desviadas no esquema; as 81 restantes estavam em situação irregular.

Os alvos dos mandados de busca e apreensão são os receptadores das armas “requentadas” pelo esquema — entre elas, as pistolas e o revólver do coronel Hélio Lyra.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?