metropoles.com

Associações de jornalismo protestam contra agressão da PM a fotógrafos

Em nota, as instituições alegam que “os profissionais estavam cumprindo sua missão jornalística e nada fizeram que justifique a violência”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
policia manifestacao tiro brasilia
1 de 1 policia manifestacao tiro brasilia - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) protestaram nesta sexta-feira (26/5), contra as agressões da Polícia Militar aos fotógrafos André Coelho, do jornal O Globo, e Joedson Alves, da agência EFE, nos protestos em Brasília contrários ao governo de Michel Temer, na última quarta-feira, (24).

As associações reforçam, em nota conjunta, que “os profissionais estavam cumprindo sua missão jornalística, devidamente identificados, e nada fizeram que justifique a violência da Polícia Militar”. Denunciam, ainda, que a agressão é um “flagrante o despreparo dos policiais em relação ao trabalho jornalístico em manifestações como a de quarta-feira” e lamentam que “episódios como esse têm acontecido com frequência”.

A nota, que disse que o cerceamento dos jornalistas agride, também, o direito dos cidadãos de serem informados, cobra investigação por parte das autoridades e punição aos responsáveis pelas agressões. “É inadmissível que jornalistas sejam agredidos e tenham sua integridade física ameaçada no exercício da atividade de reportar a realidade à sociedade brasileira”, afirmaram.

As agressões contra Coelho foram registradas em fotos feitas por Alves. O policial chegou a atirar em direção aos pés do fotógrafo do Globo. Segundo publicação desta sexta-feira (26) do jornal carioca, Coelho informou ao policial que era jornalista, mas nem assim cessaram as agressões. Após perceber que Alves fotografava, o policial deu um tapa na câmera dele.

Veja as fotos publicadas na capa do jornal O Globo que mostram o momento da agressão:

O Globo/ Reprodução

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?