metropoles.com

Polícia apreende arma do mesmo modelo usado contra Marielle Franco

A submetralhadora foi encontrada num apartamento vazio na localidade de Chaperó (RJ) em ação contra milicianos em Itaguaí

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ninja
Marielle Franco
1 de 1 Marielle Franco - Foto: Ninja

Um confronto balístico irá determinar se a submetralhadora HK-MP5 apreendida pela Polícia Civil numa ação contra milicianos em Itaguaí, no Rio de Janeiro, na tarde de quarta-feira (30/5) foi usada para matar a vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e o motorista dela, Anderson Gomes, no dia 14 de março.

De fabricação alemã, a arma, encontrada num apartamento vazio do condomínio Zafira, do programa Minha Casa Minha Vida, na localidade de Chaperó, estava junto a outros armamentos da milícia que domina o conjunto: uma metralhadora, quatro pistolas, dois revólveres e munição. Diferentemente das demais, a HK-MP5 dificilmente é apreendida no estado fluminense.

O modelo é utilizado pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar e pela Coordenadoria de Operações Especiais da Polícia Civil do Rio de Janeiro, além de grupos de elite das Forças Armadas.

A submetralhadora HK-MP5 será periciada pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). “Vai ser feito o confronto balístico com o projétil recuperado, que está amassado, e com estojos. Por microcomparação, será possível identificar as ranhuras individualizadas”, explicou nesta quinta-feira (31/5) o promotor Jorge Luis Furquim, que investiga milícia em Itaguaí. “Se as marcas forem iguais ao que foi coletado na cena do crime, há a certeza absoluta. A nível microscópico, é possível saber com precisão”.

A apuração do caso Marielle está a cargo da Delegacia de Homicídios, e os passos da investigação são mantidos sob sigilo. O carro da vereadora foi atacado à noite no Estácio, região central do Rio, quando ela ia para casa. Anderson Gomes morreu porque estava na linha de tiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?