metropoles.com

Polêmica ozonioterapia é sancionada por Lula

Ozonioterapia, sancionada como método complementar, divide especialistas e já foi alvo de polêmica durante a pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Equipamento de ozonioterapia
1 de 1 Equipamento de ozonioterapia - Foto: Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei que autoriza o uso da ozonioterapia em todo o território nacional. A publicação veio nesta segunda-feira (7/8) no Diário Oficial da União.

A íntegra da sanção pode ser visualizada aqui.

A decisão considera que a aplicação da técnica seja utilizada como “caráter complementar” às demais alternativas, e que só pode ser realizada por um profissional de saúde com nível superior, inscrito no conselho de fiscalização. Além disso, o equipamento utilizado deve estar devidamente regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Senado Federal aprovou, no fim de julho, um projeto de lei (PL) que autoriza a prescrição do procedimento, e a polêmica dividiu políticos e especialistas.

As primeiras polêmicas quanto ao método surgiram durante a pandemia de Covid-19, por causa da recomendação, pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), contra o coronavírus, mesmo sem eficácia comprovada do método.

Entenda a polêmica da ozonioterapia

A ozonioterapia se popularizou como uma opção para tratamentos estéticos e procedimentos odontológicos. O PL nº 1.438/2022 possibilita que ela seja usada também para complementar o tratamento de doenças quando os profissionais de saúde considerarem pertinente.

A técnica utiliza o ozônio a partir da aplicação local, na boca, venosa, retal ou por injeção subcutânea, a depender do objetivo. Seus utilizadores defendem que ela atua contra bactérias e fungos sem sistemas de proteção contra a atividade oxidativa do ozônio, e que ela poderia melhorar a oxigenação do sangue, a circulação e aumentar as ações anti-inflamatórias do corpo, além de melhorar a imunidade, diminuir a dor, o inchaço e combater microrganismos.

No entanto, não há comprovação científica para nenhuma dessas aplicações, não havendo, portanto, embasamento que comprove os benefícios do método.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?