Pole to Pole: começa a superviagem de britânicos num carro elétrico
Casal de exploradores larga para a primeira aventura deste tipo a bordo do 100% eletrificado Nissan Ariya. Previsão de chegada: dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio às paisagens cobertas de neve na região ártica, os aventureiros Chris e Julie Ramsey iniciaram a aguardada expedição Pole to Pole. Em sua jornada a bordo do 100% elétrico Nissan Ariya, o casal britânico vai dirigir por mais de 27 mil km passando pelas américas do Norte, Central e do Sul, em direção ao ponto mais remoto da Terra, o Polo Sul, na região Antártica – onde pretendem chegar em dezembro deste ano.
Além do pioneirismo de percorrer essa jornada entre os dois extremos do planeta a bordo de um automóvel, a equipe Pole to Pole está enfrentando ainda um desafio a mais: realizá-la em um veículo 100% elétrico. O casal Chris e Julie embarcou nesta jornada esperando contribuir para acelerar a adoção da mobilidade elétrica em uma ação positiva contra a crise climática.
O Nissan Ariya que está participando da expedição passou por modificações mínimas para melhor enfrentar os terrenos extremos que a equipe deve encontrar pelo caminho. Entre elas, destaque para a suspensão, que foi elevada e recebeu caixas de roda maiores para acomodar os enormes pneus de 39 polegadas, que ajudarão o carro a “flutuar” na neve espessa e nos bancos de gelo do Ártico.
Entretanto, não foram feitas modificações na bateria e nem no motor elétrico, que continuam sendo os mesmos de fábrica. O mesmo vale para a tecnologia avançada do sistema e-4orce de controle de tração integral elétrica da Nissan, presente também em outros veículos eletrificados da marca.
Enquanto viaja pelas remotas regiões polares, o casal vai transportar uma inovadora unidade geradora de energia renovável, incluindo uma turbina eólica e painéis solares dobráveis.
O protótipo vai aproveitar a grande incidência de vento prevista durante o percurso e as longas horas de sol para utilizar a energia natural para recarregar a bateria do Ariya enquanto o casal Chris e Julie descansa. A equipe espera que o inovador sistema de recarga de baterias deixe um legado positivo, inspirando a transição para os veículos elétricos em futuras explorações polares.
“Depois de anos planejando e trabalhando muito, estamos incrivelmente empolgados”, comentou Chris no momento da largada. “Nos últimos dez anos, a Julie e eu temos feito muitas aventuras em veículos elétricos, mas a Pole to Pole é definitivamente nosso maior e mais apaixonante desafio”.
Chris revela que teve que pensar fora da caixa, ser inovador e trabalhar de forma colaborativa para tornar esta expedição uma realidade. “Nosso Ariya é bem agradável de dirigir e se saiu muito bem durante os 5 mil km que percorremos para chegar ao ponto de partida. Ele nos dá a confiança necessária para enfrentar cada cenário do trajeto que percorreremos nos próximos meses”, acrescentou sua mulher Julie.