metropoles.com

Poker pra elas: projeto promove inclusão de mulheres no jogo

Projeto Ladies Only, do HomeGamers Poker Club, busca promover socialização de mulheres por meio do poker on-line

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
mulher jogando poker
1 de 1 mulher jogando poker - Foto: Getty Images

O poker registrou crescimento no número de adeptos nos últimos anos e chegou a ser classificado pela International Mind Sports Association (IMSA) como esporte da mente, mesma categoria do xadrez e gamão.

Jogo majoritariamente dominado por homens, hoje cada vez mais mulheres descobrem a paixão pelo poker, cuja essência pode ser sintetizada num esporte de tomada de decisões baseadas em informações.

O projeto Ladies Only, do HomeGamers Poker Club, busca promover recreação e socialização de mulheres por meio do poker on-line. O programa é dedicado exclusivamente a jogadoras recreativas e pretende estimular a prática social de poker entre mulheres, oferecendo jogos baratos, exclusivos para aquelas que têm o poker apenas como hobby.

Nana Shara, advogada e moradora de São Paulo, é uma das adeptas do poker on-line para mulheres. Shara conta que conheceu o projeto por meio de uma publicação no Instagram. “Entrei em contato com eles por lá mesmo. Desde então, tem sido o único clube que jogo on-line”, explica.

A paulista destaca a confiabilidade do clube e de seus administradores. “São confiáveis e solícitos. Além disso, gosto pois me permite jogar de qualquer lugar, inclusive do conforto da minha casa”, explica Nana.

Alessandra Berkenbrock, fisioterapeuta e professora de educação física em Joinville (SC) também participa do projeto. “O que me atrai no poker é que tudo depende da nossa tomada de decisões. É sempre você com você mesmo. Nosso equilíbrio emocional é o que define o joguinho”, conta.

Enfermeira aposentada de Feira de Santana (BA), Francisca Orbeli aprendeu o jogo em família. “Fui apresentada ao poker pelo meu filho mais novo. Nas tardes de domingo, jogávamos em família e depois em um grupo de poker na minha cidade. Jogar é uma diversão para mim. Novas amizades surgiram e o poker me faz um bem incrível”.

Apesar de ser um jogo de competição de todos contra todos, em geral, a mesa de poker é um ambiente familiar e fértil para amizades.

Hoje, estima-se que no Brasil existam quase 8 milhões de praticantes, entre homens e mulheres, além dos mais de 100 milhões de praticante no mundo. O jogo envolve, entre outras habilidades, a prática do raciocínio lógico, análise de probabilidade, concentração, inteligência e equilíbrio emocional.

Mário Araújo, sócio e diretor-executivo do HomeGamers Poker Club, afirma que o poker é uma malhação mental divertida e emocionante, que estimula o raciocínio e aguça a capacidade de tomar decisões. “Embora qualquer um possa competir, não se trata de um jogo de sorte. Por isso, para iniciantes é sempre melhor jogar e competir contra pessoas no mesmo nível”, explica.

“Nosso clube não participa de ligas, não trabalha com agentes e filtramos jogadoras profissionais. Máximo respeito às ligas e agentes, mas o projeto Ladies Only é focado apenas em jogadoras iniciantes e recreativas”, conta André Andrade, também sócio do clube.

Os jogos do projeto Ladies Only HomeGamers ocorrem todos os dias de forma on-line, permitindo que pessoas do Brasil inteiro e até mesmo do exterior, possam participar e socializar, independentemente da localização.

Como funciona o Poker

Reconhecidamente um jogo de habilidade e não um jogo de azar, o poker tem ganhado um número expressivo de praticantes, especialmente em seu formato on-line, impulsionado também pela nova realidade da pandemia e regimes de trabalho home office.

A finalidade do jogo é ler e processar as informações a cada rodada. A partir das ações dos jogadores, é possível decifrar o quebra-cabeça das cartas e tentar obter mais fichas. Vence o jogo aquele ou aquela que tirar todas as fichas dos outros jogadores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?