metropoles.com

Poeira no ar: Goiás registra ventanias que passam dos 60 Km/h. Vídeo

Vento e poeira marcaram a noite dos goianos, nessa quinta-feira (18/8). Chegada de massa de ar frio se chocou com o tempo quente e seco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
ventania em goiânia
1 de 1 ventania em goiânia - Foto: Reprodução

Goiânia – A chegada da massa de ar frio vinda do sul do país e o choque térmico ocasionado pelo contato com o ar quente e seco que predominou em Goiás, nos últimos dias, provocaram ventanias em várias cidades do estado na noite dessa quinta-feira (18/8). Em alguns locais, a velocidade ultrapassou os 60 km/h.

As estações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) registraram os maiores índices em cidades das regiões sudoeste e sul. Em Caiapônia, o vento chegou a 64 km/h, seguido de Rio Verde (61 km/h), Jataí (58 km/h) e Itumbiara (56 km/h).

Os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também foram maiores nos mesmos locais, em torno de 55 Km/h. “Foi um constraste térmico muito acentuado e isso ocasionou as rajadas de vento”, explicou ao Metrópoles a chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves Ferreira.

Em Goiânia, onde já não chove há meses, o vento levantou a poeira que estava concentrada no asfalto. A ventania na capital chegou a 43 km/h. “Foi mais por conta dessa perturbação da atmosfera mesmo. Hoje [sexta-feira] já perdeu um pouco da força”, conta o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Veja:

Nuvens de poeira também foram registradas em outras regiões do estado, como em Santa Rita do Araguaia, no sudoeste.

O evento ocorreu de forma isolada, segundo os meteorologistas, e não deve persistir. As tendências de calor e temperaturas elevadas nas próximas semanas, especialmente durante o mês de setembro, seguem mantidas.

A massa de ar frio provocou uma queda nas temperaturas matinais na região Centro-Sul de Goiás, nesta sexta, mas André Amorim aponta que elas voltarão a subir, a partir deste sábado (20/8).

O Cimehgo registrou, inclusive, chuvas mínimas em cidades da região, em razão das rajadas de vento. Em Mineiros, choveu 3,6 mm, em Chapadão do Céu foram 3 mm e, em Jataí e São Simão, a precipitação atingiu 1mm.

Neste fim de semana, a normalidade para o período, marcado pelo forte calor, deve ser restabelecida. No domingo (21/8), a previsão indica temperatura máxima de 31ºC em Goiânia e umidade relativa do ar variando de 18% a 70%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?