Poeira no ar: Goiás registra ventanias que passam dos 60 Km/h. Vídeo
Vento e poeira marcaram a noite dos goianos, nessa quinta-feira (18/8). Chegada de massa de ar frio se chocou com o tempo quente e seco
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – A chegada da massa de ar frio vinda do sul do país e o choque térmico ocasionado pelo contato com o ar quente e seco que predominou em Goiás, nos últimos dias, provocaram ventanias em várias cidades do estado na noite dessa quinta-feira (18/8). Em alguns locais, a velocidade ultrapassou os 60 km/h.
As estações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) registraram os maiores índices em cidades das regiões sudoeste e sul. Em Caiapônia, o vento chegou a 64 km/h, seguido de Rio Verde (61 km/h), Jataí (58 km/h) e Itumbiara (56 km/h).
Os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também foram maiores nos mesmos locais, em torno de 55 Km/h. “Foi um constraste térmico muito acentuado e isso ocasionou as rajadas de vento”, explicou ao Metrópoles a chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves Ferreira.
Em Goiânia, onde já não chove há meses, o vento levantou a poeira que estava concentrada no asfalto. A ventania na capital chegou a 43 km/h. “Foi mais por conta dessa perturbação da atmosfera mesmo. Hoje [sexta-feira] já perdeu um pouco da força”, conta o gerente do Cimehgo, André Amorim.
Veja:
Nuvens de poeira também foram registradas em outras regiões do estado, como em Santa Rita do Araguaia, no sudoeste.
O evento ocorreu de forma isolada, segundo os meteorologistas, e não deve persistir. As tendências de calor e temperaturas elevadas nas próximas semanas, especialmente durante o mês de setembro, seguem mantidas.
A massa de ar frio provocou uma queda nas temperaturas matinais na região Centro-Sul de Goiás, nesta sexta, mas André Amorim aponta que elas voltarão a subir, a partir deste sábado (20/8).
O Cimehgo registrou, inclusive, chuvas mínimas em cidades da região, em razão das rajadas de vento. Em Mineiros, choveu 3,6 mm, em Chapadão do Céu foram 3 mm e, em Jataí e São Simão, a precipitação atingiu 1mm.
Neste fim de semana, a normalidade para o período, marcado pelo forte calor, deve ser restabelecida. No domingo (21/8), a previsão indica temperatura máxima de 31ºC em Goiânia e umidade relativa do ar variando de 18% a 70%.