metropoles.com

“Poderosa arma”, diz presidente da Anvisa após liberação de coquetel

Almirante Antônio Barra Torres considerou que o uso dos medicamentos casirivimabe e imdevimabe terão importante impacto no cenário atual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Almirante Barra Torres, presidente da Anvisa chega ao Palácio do Planalto 7
1 de 1 Almirante Barra Torres, presidente da Anvisa chega ao Palácio do Planalto 7 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após votar favoravelmente à aprovação do uso emergencial de um coquetel de remédios contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), almirante Antônio Barra Torres, classificou a medida como “poderosa arma contra a pandemia”.

O uso dos medicamentos casirivimabe e imdevimabe para o tratamento da Covid-19 foi autorizado nesta terça-feira (20/4) pela diretoria colegiada da Anvisa.

“Estamos fazendo uma entrega de tratamento a pacientes que estão numa janela de tratamento que pode vir a ser mais grave, como a necessidade de uma intubação. Os medicamentos poderão reduzir o risco de casos graves, o que é importante no momento atual. É entrega de uma poderosa arma no combate da pandemia de Covid-19”, salientou o almirante.

Segundo a Anvisa, o uso de medicamentos será restrito a hospitais e poderá ser usado em pacientes acima de 12 anos que possuam mais de 40 kg.

Os estudos mostram que o uso do coquetel reduziu em 70,4% o tempo de internações e de mortes em pacientes ambulatoriais sintomáticos. Segundo o laboratório, a medicação funcionaria como um coquetel de anticorpos.

Os remédios são produzidos pela empresa Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos. A documentação com o pedido foi entregue no começo do mês.

A combinação dos casirivimabe e imdevimabe, chamados de anticorpos monoclonais, são usados para tratar câncer e doenças autoimunes, criados a partir de uma única célula e clonados em laboratório.

Esse é o segundo tratamento aprovado pela Anvisa contra a Covid-19. Em março, a agência autorizou o uso emergencial do Rendesivir. Ambos os remédios aprovados são de uso restrito a hospitais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?