PoderData: Lula tem 41% das intenções de voto. Bolsonaro, 32%
Lula tem melhor desempenho entre jovens até 24 anos, enquanto Bolsonaro leva vantagem entre adultos de 45 a 59 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Nova pesquisa realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41% das intenções de voto no 1º turno das eleições.
Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 32%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7%, e o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos), com 6%.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3% das intenções de voto; André Janones (Avante) aparece com 2%; e o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) e a senadora Simone Tebet (MDB), com 1% cada um. Todos empatados na margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais.
Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram.
Ainda segundo levantamento estimulado, Lula tem o melhor desempenho entre jovens de 16 a 24 anos (51%), enquanto Bolsonaro leva vantagem entre aqueles com 45 a 59 anos (37%). Os que possuem renda salarial de até dois salários mínimos também escolheram o petista (51%). Já o atual presidente pontuou melhor na faixa de renda familiar de 2 a 5 salários (39%).
Lula e Bolsonaro tem menor diferença já registra em um possível 2º turno, diz pesquisa
Ainda segundo a pesquisa, a diferença entre os dois candidatos seria menor já registrada em um possível 2º turno: Lula lidera com 50% das intenções; Bolsonaro, 38%. A vantagem de 12 pontos percentuais do petista vem indicando tendência de queda. Em pesquisa anterior feita em janeiro, a diferença era de 22 pontos.
Os dados foram coletados entre os dias 27 e 29 de março, por telefonemas para celulares e telefones fixos. Foram feitas 3.000 entrevistas, em 275 municípios, de todas as 27 unidades da Federação.
A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR 06661/2022.