Pneumonia faz Lula desmarcar reunião com Lira para discutir MPs
Segundo Randolfe Rodrigues, Lira e Lula se encontrariam nesta sexta, porém, o presidente foi diagnosticado com pneumonia e suspendeu reunião
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia marcado uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir sobre o impasse que assola o Congresso Nacional. A informação foi confirmada pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo no Congresso.
Segundo Randolfe, os dois se encontrariam nesta sexta-feira (24/3). Porém, Lula foi diagnosticado com pneumonia e teve de suspender a reunião.
“O presidente [Lula] ia conversar com o presidente Lira hoje, mas o presidente está descansando, está repousando, e vamos aguardar ele se recuperar para ver os encaminhamentos”, disse aos jornalistas.
O senador também afirmou que a relatoria de medidas mais “importantes” ficariam com indicados da Câmara dos Deputados, o que, segundo ele, facilitaria o diálogo com Lira.
Impasse
O impasse sobre o trâmite das medidas provisórias tem deixado pelo menos 30 textos engavetados, tanto do governo Lula quanto do antigo governo de Bolsonaro. Na quinta-feira (23/3), o presidente do Senado anunciou a volta “imediata” do funcionamento das comissões mistas para análise das MPs.
A decisão de Pacheco não agradou Lira, que acusou os senadores de buscarem “protagonismo”: “O Senado quer ser protagonista, ser iniciador, mas isso é prerrogativa da Câmara”, alegou. O alagoano também afirmou que a Casa Baixa não vai respeitar uma decisão do Senado que possa impor a volta da regra constitucional de formação de comissões mistas para analisar MPs.
O receio do governo é que a briga dos dois atrase as propostas encaminhadas pelo Executivo. Entre as medidas que aguardam votação, estão, por exemplo, a da reformulação da Esplanada dos Ministérios e a do lançamento do novo Bolsa Família.