metropoles.com

PMs agridem entregadores, advogada e repórter em briga por bikes no RJ

A OAB no Rio condenou veementemente a conduta de um grupo de policiais, que acusaram os entregadores de monopolizar bicicletas públicas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação PM/RJ
bikes de aluguel no RJ
1 de 1 bikes de aluguel no RJ - Foto: Divulgação PM/RJ

Policiais militares, entregadores que prestam serviços via aplicativo, uma advogada e um jornalista se envolveram em uma briga generalizada em um ponto de aluguel de bicicletas no Largo do Machado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (3/6).

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio acusa os PMs envolvidos de despreparo e desrespeito ao Estado Democrático de Direito e à cidadania. Já a PM do Estado alega ter agido para dar a todos os cidadãos o direito de usar as bicicletas públicas.

De acordo com reportagem do G1 no Rio, havia uma fila para o aluguel de bicicletas no ponto e alguém teria denunciado à polícia que os entregadores ficavam esperando pedidos e impediam que outras pessoas pegassem as bikes (imagem em destaque).

Os PMs teriam então ido até o local e tentado organizar a fila, mas começou um desentendimento, mais entregadores chegaram e, segundo testemunhas, houve confronto entre trabalhadores e policiais. Alguns entregadores foram algemados, o que causou comoção na rua.

Presente no local, a advogada Vanessa Lima tentou mediar o conflito, mas, segundo relatou à OAB, teve sua carteirinha da Ordem arrancada de suas mãos e pisoteada por um policial, além de ter levado um murro na nuca e sido levada para a delegacia.

Um jornalista que começou a filmar a ocorrência também foi agredido e levado preso pelos PMs. Sua identidade não foi divulgada.

Veja imagens da confusão registradas pelo jornal carioca O Dia quando os homens já estavam algemados

A OAB-RJ divulgou nota para “condenar veementemente a conduta de um grupo de policiais militares que agrediram a advogada Vanessa Lima”. Segundo a entidade, após se identificar como advogada e questionar uma prisão que considerou arbitrária durante uma confusão, ressaltando estar fazendo uso de suas prerrogativas profissionais, Vanessa recebeu voz de prisão, foi agredida fisicamente e conduzida de maneira violenta à delegacia.

Dois entregadores, a advogada e um jornalista foram levados para a 9ª DP (Catete), onde o caso foi registrado. Um policial também se feriu na ocorrência.

A versão dos policiais foi divulgada em uma nota divulgada pelo G1. Veja a íntegra:

Nota da Operação Segurança Presente

“Um casal procurou os policiais do Laranjeiras Presente no início da tarde desta quinta-feira (3/6) alegando que foram impedidos por entregadores de delivery de pegar uma bicicleta de aplicativo no Largo do Machado. A equipe foi até o local e verificou que os entregadores estavam ao lado das bicicletas esperando serem solicitados para entrega e não deixavam ninguém utilizar. Os agentes solicitaram que os entregadores se afastassem e permitissem o uso público da bicicleta. Segundo os policiais, outros entregadores foram se aglomerando e iniciou um tumulto. Os policiais foram desacatados e agredidos pelos entregadores. Durante a confusão um agente se machucou durante uma queda e foi levado para o Hospital Miguel Couto. Três pessoas envolvidas diretamente na confusão foram levadas para a 9ªDP (Catete), para prestarem esclarecimentos. A ocorrência segue em andamento.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?