PMGO flagra suspeitos em veículo com mil aves amontoadas em 12 gaiolas
Suspeita é de que pássaros silvestres seriam vendidos em mercado clandestino por R$ 150 mil no Rio Grande do Norte
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Duas pessoas foram presas, nesta quinta-feira (8/4), após serem flagradas em um veículo com 1 mil pássaros silvestres e fármacos utilizados para controlar o sistema nervoso das aves, na cidade de Posse, no nordeste de Goiás, a 514 quilômetros de Goiânia.
A maior parte das aves é da espécie conhecida como canário-da-terra.
Os nomes dos suspeitos e as características do veículo não foram divulgados pela equipe do Comando de Operações de Divisas (COD) da Polícia Militar de Goiás (PMGO), que realizou a operação.
Segundo os policiais, os suspeitos confirmaram a quantidade de pássaros de diversas espécies apreendidos, distribuídos em 12 gaiolas de tamanhos variados. Eles teriam dito, ainda, que venderiam as aves por R$ 150 mil. Alguns dos pássaros estavam feridos.
Tentativa de fuga
De acordo com a polícia, o suspeitos tentaram fugir no veículo ao longo 12 quilômetros, depois de receberem ordem para parar, mas, em seguida, desistiram e se renderam. Eles disseram que seguiriam de Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal, para o Rio Grande do Norte.
Ao realizarem busca e identificação veicular, os policiais localizaram no interior do veículo diversas espécies de aves silvestres e fármacos utilizados para ação no sistema nervoso dos animais.
Durante a abordagem, segundo a PMGO, os proprietários do veículo disseram não ter autorização para transporte dos animais. À polícia, eles teriam dito que os pássaros foram comprados de várias pessoas em diversas cidades goianas.
Os autores foram autuados conforme a Lei de Crime Ambiental.