metropoles.com

PM que matou campeão de jiu-jítsu foi condenado por agressão em 2021

Tenente Henrique Otávio envolveu-se numa briga no interior da boate The Week, em 2017, e agrediu policial que atendeu a ocorrência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
PM acusado morte lutador de jiu-jítsu
1 de 1 PM acusado morte lutador de jiu-jítsu - Foto: Reprodução/Instagram

O policial militar Henrique Otávio Oliveira Velozo (na foto em destaque), de 30 anos, acusado de matar com um tiro na testa o campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo, 33, tem uma condenação por agressão e desacato na Justiça Militar de São Paulo. O caso também ocorreu em uma boate paulistana.

Na madrugada de 27 de outubro de 2017, o tenente envolveu-se numa briga no interior da extinta The Week, localizada na Lapa. Ao ser abordado por policiais que foram acionados para atender a ocorrência, já do lado de fora do local, ele agrediu e desacatou os colegas de farda.

A condenação foi proferida em maio do ano passado e estipulou como pena nove meses de prisão em regime aberto. Conforme o relatado na decisão, Henrique estava exaltado e deu um soco no braço do soldado Flávio Alves Ferreira. Ele teria feito xingamentos e, ainda, questionou: “Quem é você?”

5 imagens
Policial acusado de atirar contra o lutador
Leandro Lo e a mãe, Fátima
Leandro Lo foi campeão mundial meio-pesado em 2022 e campeão mundial peso leve em 2012
Leandro Lo, 33 anos, teve morte cerebral após ser baleado, na madrugada deste domingo (7/8)
1 de 5

Leandro Lo, 33, campeão mundial de jiu-jítsu assassinado com um tiro na cabeça

Reprodução
2 de 5

Policial acusado de atirar contra o lutador

Reprodução
3 de 5

Leandro Lo e a mãe, Fátima

Reprodução/Instagram
4 de 5

Leandro Lo foi campeão mundial meio-pesado em 2022 e campeão mundial peso leve em 2012

Reprodução/Instagram
5 de 5

Leandro Lo, 33 anos, teve morte cerebral após ser baleado, na madrugada deste domingo (7/8)

Reprodução/ Instagram

No depoimento, a vítima relatou que ao chegar à porta da boate, percebeu que o tenente estava dificultando a imobilização e foi para cima dos policiais. Dois seguranças do estabelecimento conseguiram contê-lo e retiraram a arma que ele carregava na cintura.

Em dado momento, Flávio esticou o braço, pedindo que ele mantivesse distância, e Henrique revidou com dois socos. Um pegou no braço do soldado; e o segundo, que seria para pegar no rosto, acertou de raspão a região do maxilar.

O policial estava na companhia de um primo, Iury Oliveira do Nascimento, que havia acabado de ser aprovado para integrar a PM de São Paulo. Os dois saíram para comemorar, e, durante a noite, o primo teria se envolvido numa briga no interior da boate e acabou agredido por sete rapazes.

A denúncia foi oferecida ao Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP) no dia 25 de junho de 2019. A sentença em segunda instância pelos crimes de agressão a inferior e desacato foi dada no dia 13 de maio do ano passado, após recurso do Ministério Público.

Morte do lutador de jiu-jítsu

Na noite desse domingo (7/8), Henrique deu um tiro na cabeça do campeão de jiu-jítsu Leandro Lo, durante uma briga no Clube Sírio, em São Paulo.

O lutador teve uma discussão com o PM e, para acalmar a situação, teria imobilizado Henrique. Tudo começou, segundo a Polícia Civil, depois que o tenente foi até a mesa onde estava Leandro Lo e pegou uma garrafa de bebida.

Ao se soltar da imobilização do lutador, o policial se afastou, sacou a arma e atirou na testa de Leandro. Uma testemunha, que não quis ser identificada, relatou que o autor do disparo estava sozinho e provocou Lo e mais cinco amigos.

O policial militar teve a prisão decretada e está preso. Leandro Lo foi campeão mundial de jiu-jístu por oito vezes. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Arthur Saboya, no Jabaquara, na zona sul de São Paulo, mas não resistiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?