PM que agrediu motoboy em suposta tentativa de assalto em SP é afastado
André Andrade Mezzete alega ser inocente e diz que foi agredido pelo PM por estar fumando um cigarro de maconha
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Militar afastou, nesta segunda-feira (31/8), o policial Felipe da Silva Joaquim, 30 anos, que aparece em um vídeo que circula nas redes sociais agredindo e xingando um motoboy suspeito de tentar roubá-lo, na última semana, em São Paulo.
“O agente foi afastado do policiamento operacional e a Polícia Militar também apura o caso”, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
De acordo com informações do G1, o advogado de defesa de André Andrade Mezzete disse que as imagens serão utilizadas para anexar ao pedido de liberdade do cliente. André alega ser inocente e diz que foi agredido pelo PM por estar fumando um cigarro de maconha.
No vídeo, é possível ver Felipe apontar a arma em direção à cabeça de André, além de arrastá-lo para a calçada e dar uma coronhada na cabeça do motoboy. A Corregedoria da PM apura a conduta do soldado. Ele é acusado de abuso de autoridade e falsa comunicação de crime.
“Ele mostra um comportamento inadequado para quem está atuando na condição de policiamento de folga. Foi um gesto abrupto, rude, inadequado, e pode ser entendido até como agressão”, disse o coronel José Vicente da Silva, ex-secretário Nacional de Segurança e atualmente consultor de órgão de segurança no país.
Entretanto, para Vicente, o caso não pode ser configurado como abuso policial. “Não se pode dizer que seja abuso de autoridade porque o policial estava de folga. Mesmo que ele se identifique como policial. Nesse caso, ele está sujeito pura e simplesmente à legislação comum da Justiça comum”, afirmou.
Entenda
O caso ocorreu na noite da última sexta-feira (28/8), na rua Marco Rutini, em Tremembé, zona norte de São Paulo. O motoboy foi preso após uma suposta tentativa de assalto ao policial militar de folga.
Entretanto, o motoboy nega que tenha tentado assaltar o agente. A abordagem foi gravada por moradores da região.