PM e Prefeitura do Rio lançam “operação presença” nas estações do BRT
Equipes, que contam com guardas municipais, também circularão pelas pistas exclusivas, realizando abordagens e checagem de documento
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Um novo esquema de segurança foi planejado para as estações do sistema BRT e tem como principal ponto garantir a sensação de segurança do usuário, com a presença de policiais militares e guardas municipais nas plataformas e nas malhas do serviço. O novo plano, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Polícia Militar e a Prefeitura do Rio de Janeiro, será lançado nesta terça-feira (1/6).
Para a implementação do Programa BRT Seguro, como é chamado o novo convênio, a Polícia Militar antecipou ao Metrópoles que vai empregar um efetivo extra de 86 policiais militares por dia, sendo 73 homens a mais em relação ao número direcionado a esta modalidade de policiamento antes do programa. Serão designados pelo menos dois agentes de segurança por estação do BRT, que ficarão fixos a fim de coibir infrações e zelar pela segurança dos usuários.
Os policiais serão distribuídos de maneira estratégica, com base nas análises da Prefeitura sobre os registros de ocorrências no BRT. A ideia é que as equipes estejam presentes em estações e circulem pelas pistas do sistema urbano, realizando abordagens e checagem de documentos. Quando for o caso, os agentes cumprirão mandados de prisão em aberto e decretarão prisões em flagrante.
Nos últimos dias, grupos de policiais militares estão sendo submetidos a um curso de capacitação para a atuação específica no sistema de ônibus articulados. Turmas de cerca de 200 policiais vêm passando pelas aulas há algumas semanas.
A adesão do efetivo obedecerá ao modelo já conhecido pelos policiais, como nas inscrições em postos disponibilizados pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) e pelas Operações Segurança Presente, onde os militares se inscrevem para trabalhar em suas folgas, proporcionando um reflexo substancial no aumento da presença policial nas ruas.