PM é alvo de racismo enquanto palestrava sobre combate ao preconceito
Evanilson de Souza falava em evento de alunos da USP sobre projeto que desenvolve na corporação
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O tenente-coronel da Polícia Militar de São Paulo Evanilson de Souza foi alvo de ataques racistas, enquanto falava em uma conferência organizada por estudantes da Universidade de São Paulo (USP) sobre o programa de combate ao racismo que desenvolve na corporação.
O policial, que é negro, estava pronto para iniciar a palestra quando compartilhou a tela e sua apresentação foi invadida. Participantes rabiscaram a palavra “macaco”.
Em entrevista à Folha, o oficial afirmou que não ficou surpreso. “Eu estava ali para falar sobre o racismo estrutural e a participação dos PMs nesse sistema de preconceito. E o exemplo de como se dá o racismo acabou acontecendo ali, ao vivo, diante dos olhos dos inscritos”, disse.
Evanilson participava, na terça-feira (9/2), da 1ª edição do curso de Segurança Multidimensional das Fronteiras, da Redppol (Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial), organizado por alunos do curso de Relações Internacionais da USP.
Ele registrou um boletim de ocorrência para que as ofensas sejam investigadas. Em nota, a USP manifestou repúdio “à prática desse crime inaceitável”.