metropoles.com

PM corrige informação: homem que mantinha criança refém em BH é ferido, e não morto

Após permanecerem presos e sob a mira de um revólver durante mais de 15h, o menino, de 7 anos, e o amigo da família, de 23, foram liberados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
WhatsApp Image 2022-09-22 at 10.22.36
1 de 1 WhatsApp Image 2022-09-22 at 10.22.36 - Foto: Reprodução

O homem que fez dois reféns após invadir a casa da ex-companheira, na noite de quarta-feira (21/9), foi gravemente ferido pela polícia na manhã desta quinta-feira (22/9), em Belo Horizonte, capital mineira. A criança, de 7 anos, e o amigo da família, de 23, que estavam presos, sob a mira de um revólver, foram liberados após 15 horas de terror. Em um primeiro momento, a Polícia Militar de Minas afirmou que Leandro Mendes (foto em destaque), 39 anos, havia sido morto. Minutos depois, a corporação se corrigiu e disse que ele tinha sido levado ao hospital.

Na madrugada desta quinta-feira (22/9), a mulher, de 25 anos, mãe da criança, conseguiu escapar com a ajuda de um vizinho. Quando o ex chegou ao local, ela estava acompanhada do amigo da família. O rapaz foi rendido por Leandro. Ele era ex-padrasto da criança.

O menino de 7 anos tem autismo e sofre de epilepsia, segundo relatos de familiares à imprensa local. Ele foi feito refém dentro de casa, no bairro Parque São João, na região norte de Belo Horizonte.

O homem invadiu a casa às 18h de quarta-feira (21/9). Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) cercaram o local logo depois e negociaram a liberação das vítimas, sem sucesso.

3 imagens
Homem fez enteado refém em BH
Homem armado fez criança refém por volta das 18h de quarta
1 de 3

Homem rendeu ex-enteado e amigo da família

Reprodução/TV Globo
2 de 3

Homem fez enteado refém em BH

Reprodução/TV Globo
3 de 3

Homem armado fez criança refém por volta das 18h de quarta

Reprodução/redes sociais

Primos, Leandro e a mãe do garoto teriam se separado há dois anos. O homem, porém, não teria se conformado com o fim do relacionamento, segundo testemunhas. Ele tinha passagem pela polícia por matar uma outra ex-companheira e estava em liberdade condicional.

Rato na boca da ex

Em nota ao BHAZ, parceiro do Metrópoles, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais confirma que Leandro ficou preso de 26 de junho de 2008 a 16 de junho de 2016, quando recebeu alvará de soltura.

Na época, o crime chocou e teve grande repercussão pela crueldade. Após asfixiar a ex-namorada, ele teria tirado as roupas dela e colocado um rato na boca da vítima.

Em áudio acessado pelo BHAZ na manhã desta quinta (22/9), o próprio Leandro comenta sobre ter ficado preso por oito anos.

“Já falei com a polícia. Eu tô de ‘cão’ aqui, com uma visão geral da casa. Manda a [mãe da criança] vir aqui, ela vai subir e eu vou liberar [a criança] que ela vai conversar comigo”, disse na gravação, que foi enviada ao pai do menor.

Em coletiva de imprensa na manhã de hoje, a porta-voz da Polícia Militar de Minas Gerais, Major Layla Brunnela, falou sobre o crime de 2008. “Fim de relacionamento que ele não aceitou. Torturou e colocou animais peçonhentos na boca da ex-mulher. Foi com requintes de crueldade”, disse.

Família em pânico

A família das vítimas mantidas reféns nesta quinta viveu momentos de tensão por 15 horas. “É angustiante, o tempo vai passando e não recebemos nenhuma notícia. Só quero ver meu filho”, disse Daniela Félix, de 43 anos, mãe do homem mantido refém com a criança.

O pai do menino, que estava trabalhando no momento em que o homem invadiu casa, contou à imprensa local que recebeu um telefonema da mãe da criança. Ela estava desesperada. “Vim correndo. A única notícia que eu tenho aqui é que o padrasto está ameaçando, que se (alguém) entrasse lá ia matar todo mundo”, contou o motorista Sidney Xavier, antes do desfecho do sequestro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?