metropoles.com

PM ambiental registra fissuras e trincas em barragem de Paracatu

A assessoria da empresa informou que o processo pode ter sido ocasionado pelo grande volume das chuvas recentes em Minas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A Polícia Militar ambiental registrou um boletim de ocorrência (BO) para denunciar supostas fissuras e trincas na Barragem Eustáquio, da Kinross Brasil Mineração, em Paracatu (MG). As informações são do site G1.

Os oficiais faziam patrulhamento em uma estrada próxima à barragem da mineradora e conseguiram ver fissuras e trincas no local. A assessoria da empresa informou que o processo é normal e pode ter sido ocasionado recentemente pelo grande volume de água das chuvas.

A empresa ainda sustentou que os processos erosivos do local são superficiais e não alteram a estabilidade da barragem.

Histórico
A barragem da mineradora Kinross existe desde 2010 e abriga 750 milhões de litros de rejeitos. A empresa também possui outra na região, a barragem de Santo Antônio.

Nota de esclarecimento
Com relação ao inquérito civil instaurado pelo Ministério Público de Minas Gerais a respeito das condições da barragem do Eustáquio, em Paracatu (MG), a Kinross esclarece que:

· A barragem encontra-se estabilizada e sem qualquer comprometimento em sua estrutura.

· A segurança da barragem é atestada por especialistas nacionais e internacionais, que adotam procedimentos de engenharia realizados de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o ICOLD (Comitê Internacional de Grandes Barragens).

· As barragens da empresa possuem laudos técnicos que atestam sua estabilidade e são fiscalizadas por instituições públicas federais, como Agência Nacional de Mineração (ANM), e estaduais (IGAM, FEAM e SUPRAM).

· A empresa possui um plano de emergência sempre atualizado. A Kinross realiza, em parceria com a Defesa Civil Municipal, o Corpo de Bombeiros e das Polícias Civil, Militar, Ambiental e Rodoviária Estadual e Federal, treinamentos com comunidades vizinhas à barragem sobre como proceder em situações de emergência.

· As alterações às quais se refere a denúncia são resultado de um processo erosivo superficial e pontual causado pelas chuvas recentes na região. Este fato é esperado durante o período chuvoso e não altera a estabilidade e a segurança das barragens.

· As erosões já haviam sido identificadas pelas equipes de monitoramento de barragens, que atuam 24 horas por dia, e as ações corretivas já foram realizadas.

· A Kinross possui equipes treinadas para monitorar as suas estruturas e que realizam inspeções visuais quinzenais, leitura e análise dos instrumentos instalados nas barragens. Além disso, a empresa trabalha com uma Sala de Controle, que possibilita um monitoramento 24 horas de suas estruturas por meio dos instrumentos e câmeras instaladas. É importante ressaltar que não há nenhuma indicação de alteração nos instrumentos instalados nas barragens.

· A empresa mantém programa de visitas às suas barragens, viabilizando condições para que informações sobre as estruturas sejam repassadas à comunidade e autoridades, da forma mais transparente possível. Em 2019, foram recebidos, para ver de perto a segurança das barragens, 1200 visitantes e o programa de visitas de 2020 já se iniciou.

· Em 26 anos de história, a Kinross Gold Corporation sempre registrou condição de total segurança das suas barragens em suas operações no Brasil e no exterior, projetando, construindo e monitorando as estruturas continuamente e respeitando totalmente as normas técnicas brasileiras e as exigências dos órgãos reguladores estaduais e federais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?