Planos de saúde anunciam ações em prol de atingidos pelas chuvas no RS
Seguradoras de saúde promovem desde a montagem de hospital de campanha até a suspensão de pagamentos no Rio Grande do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Em razão das chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul desde o final do mês de abril e já afetaram mais de 2 milhões de pessoas, algumas operadoras de saúde se juntaram em ações para auxiliar os beneficiários do estado. Algumas delas aproveitaram o momento para incentivar o uso da telessaúde, modalidade de atendimento que ganhou relevância durante os anos de pandemia, e tem sido uma solução importante em atenção à saúde em tempos de crise.
Entre as ações realizadas pelas seguradoras estão desde a montagem de hospital de campanha até a suspensão de pagamentos.
Veja as medidas por algumas delas:
A Hapvida NotreDame, Cassi e Unimed se movimentam em apoio às vítimas. Foram incentivadas doações em suas redes e colocado o serviço de telemedicina disponível para todos os beneficiários afetados pelas enchentes.
O Bradesco Seguros prorrogou por dez dias os vencimentos dos contratos entre 1º e 10 de maio.
Também para os beneficiários, a Cassi divulgou em seus canais de comunicação o atendimento presencial em suas clínicas nas cidades gaúchas de Santa Maria, Pelotas, Passo Fundo e Caxias do Sul. A Unimed montou, no município de Santa Tereza, estrutura com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e equipe de engenharia clínica para atendimentos aos afetados pela enchente.
Já a Geap Saúde divulgou a suspensão das cobranças a partir de 10 de maio, ação que deve se estender até o mês de junho, mantendo o atendimento a todos seus beneficiários normalmente. De acordo com a operadora, para os beneficiários com dificuldade financeira, disponibilizarão um canal aberto de negociação para encontrar uma solução de pagamento mais adequada a cada situação.
Para os prestadores, os pagamentos referentes aos atendimentos já realizados serão adiantados e gerarão um impacto financeiro positivo em 765 credenciados, entre médicos, clínicas e hospitais, com um desembolso total de R$ 11 milhões.
No âmbito dos colaboradores que atuam no estado, a Geap e a Hapvida mobilizaram uma rede de apoio e suspenderam as atividades presenciais no ambiente coorporativo, até que haja segurança para o retorno às atividades presenciais.
Lista de Centrais de atendimentos das operadoras:
Geap Saúde – 0800 728 8300
Hapvida – 0800 018 3456
Unimed – (11) 2505-1114
Cassi – 0800 729 0080
Bradesco Saúde – 0800 701 2700