Plano de segurança para posse do Congresso será revisado e reforçado
Governo do DF prepara policiamento reforçado para posse de deputados e senadores. Novo secretário de Segurança vai comandar operação
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal vai realizar, nesta segunda-feira (30/1), a revisão do plano de segurança para a posse de deputados federais e senadores no Congresso Nacional. O evento acontece no dia 1º de fevereiro.
“Hoje faremos a revisão do plano de segurança para a posse dos congressistas. O secretário de segurança pública do DF, Sandro Avelar, estará presente e comandará a execução no dia 1º, tudo em perfeita harmonia”, escreveu o interventor Ricardo Cappelli no Twitter.
A segurança da posse dos congressistas vai ser a primeira operação de Sandro Avelar, que substitui Cappelli, após mais de 20 dias de intervenção.
Segurança reforçada
A previsão é de que a Esplanada dos Ministérios seja fechada totalmente na posse dos deputados e senadores na próxima quarta-feira (1º/2).
Embora o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, tenha falado que não há previsão de manifestações com centenas ou milhares de pessoas, o governo federal e do DF avaliaram que reforçar a segurança é prudente.
Essa atenção maior à segurança da posse se deve ao protesto violento promovido por bolsonaristas no dia 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).