Planejamento: Tebet diz que mulheres chefiarão metade das secretarias
Simone Tebet pretende anunciar os nomes dos quatro secretários do Ministério do Planejamento ainda nesta semana
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), afirmou, nesta terça-feira (10/1), que pretende anunciar os quatros secretários da pasta nesta semana. De acordo com a emedebista, metade dos nomes serão mulheres.
“Dois homens e duas mulheres. Pelo menos a cota de gênero eu consegui alcançar”, disse Tebet no Senado Federal durante a sessão que aprovou o decreto de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (8/1).
O anúncio da composição do Ministério do Planejamento estava marcado para segunda-feira (9/1), mas foi adiado devido aos atos terroristas promovidos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que destruíram as sedes dos Três Poderes em Brasília (DF).
Conforme antecipou a coluna Igor Gadelha, o secretário de Orçamento Federal será o consultor Paulo Roberto Simão Bijos. Desde 2016, Bijos é consultor de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados. Antes disso, já foi consultor do Senado, auditor do TCU e analista do Ministério do Planejamento.
Tebet chegou a afirmar que enfrentava dificuldade para encontrar nomes de mulheres negras para compor o quadro do ministério. De acordo com a ministra, essas mulheres “normalmente são arrimo de família” e por isso trazê-las para Brasília seria “muito difícil”.
Em seguida, a ministra da Igualdade Racial Anielle Franco afirmou que apresentou nomes para Tebet e que pretende criar um banco de currículos com nomes de pessoas negras para ocupar vagas no governo.