Planalto se manifesta sobre Pelé no perfil em inglês: “The King”
Presidente Jair Bolsonaro também divulgou mensagem sobre a morte de Pelé, via nota da Secretaria de Comunicação (Secom)
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira manifestação do governo federal sobre a morte do Rei Pelé foi feita num perfil nas redes sociais que posta em inglês e é voltado ao público externo. A conta Government of Brazil fez uma postagem, na tarde desta quinta (29/12), valorizando as conquistas de Pelé em um texto que o classifica como “o maior de todos os tempos”.
“Pelé. Campeão dos campeões, lenda viva de nosso tempo. Perfeição futebolística; o Rei era quase sinônimo de sua pátria. As gerações vindouras se lembrarão dele como um cavalheiro fora do campo e um mágico nele; a épica camisa 10, imortalizada por sua genialidade”, começa o texto, em inglês.
“Pelé foi chamado para o time do bom Deus para jogar nos campos verdes do céu. Descanse em paz, nosso poderoso herói brasileiro. Deus abençoe sua família e amigos próximos em sua dor enquanto o mundo chora com eles. As lendas vivem para sempre. Viva Pelé, o maior de todos os tempos”, conclui a postagem final.
Veja:
The only one to have won the World Cup three times, in 1958, 1962 and 1970, the first of which he conquered as a 17-year-old. Elected Athlete of the Century by the International Olympic Committee, and FIFA’s Player of the Century, having the record of 1,281 goals in 1,363 games. pic.twitter.com/2AdEGEj9xU
— Government of Brazil (@govbrazil) December 29, 2022
A Secretaria de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto publicou à princípio, em seu site oficial, um texto com mensagem do presidente Jair Bolsonaro (PL). “O Governo Federal, por meio da Presidência da República, presta suas condolências aos familiares e amigos de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, em razão de seu falecimento na cidade de São Paulo”, diz o texto.
“Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos. O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações, que, além de grande atleta, foi um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou. O presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento”, conclui o texto da Secom.
O mandatário, porém, só publicou uma mensagem em suas redes sociais perto das 20h. “Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria. Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia”, escreveu Bolsonaro.
O chefe do Executivo federal decretou, também, luto oficial de três dias pela morte do Rei. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.
Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos e uma lenda brasileira, morreu nesta quinta, aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.