metropoles.com

Planalto se manifesta sobre Pelé no perfil em inglês: “The King”

Presidente Jair Bolsonaro também divulgou mensagem sobre a morte de Pelé, via nota da Secretaria de Comunicação (Secom)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alessandro Sabattini/Getty Images
Edson Arantes Do Nascimento, o Pelé, do Brasil, comemora a vitória após vencer a Copa do Mundo de 1970 no México, partida entre Brasil e Itália, no Estádio Azteca - Metrópoles
1 de 1 Edson Arantes Do Nascimento, o Pelé, do Brasil, comemora a vitória após vencer a Copa do Mundo de 1970 no México, partida entre Brasil e Itália, no Estádio Azteca - Metrópoles - Foto: Alessandro Sabattini/Getty Images

A primeira manifestação do governo federal sobre a morte do Rei Pelé foi feita num perfil nas redes sociais que posta em inglês e é voltado ao público externo. A conta Government of Brazil fez uma postagem, na tarde desta quinta (29/12), valorizando as conquistas de Pelé em um texto que o classifica como “o maior de todos os tempos”.

“Pelé. Campeão dos campeões, lenda viva de nosso tempo. Perfeição futebolística; o Rei era quase sinônimo de sua pátria. As gerações vindouras se lembrarão dele como um cavalheiro fora do campo e um mágico nele; a épica camisa 10, imortalizada por sua genialidade”, começa o texto, em inglês.

“Pelé foi chamado para o time do bom Deus para jogar nos campos verdes do céu. Descanse em paz, nosso poderoso herói brasileiro. Deus abençoe sua família e amigos próximos em sua dor enquanto o mundo chora com eles. As lendas vivem para sempre. Viva Pelé, o maior de todos os tempos”, conclui a postagem final.

Veja:

A Secretaria de Comunicação (Secom) do Palácio do Planalto publicou à princípio, em seu site oficial, um texto com mensagem do presidente Jair Bolsonaro (PL).  “O Governo Federal, por meio da Presidência da República, presta suas condolências aos familiares e amigos de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, em razão de seu falecimento na cidade de São Paulo”, diz o texto.

“Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos. O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações, que, além de grande atleta, foi um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou. O presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento”, conclui o texto da Secom.

O mandatário, porém, só publicou uma mensagem em suas redes sociais perto das 20h. “Com pesar o passamento de um homem, que pelo futebol, levou o nome do Brasil para o mundo. Transformou o futebol em arte e alegria. Que Deus conforte sua família e que o acolha na sua infinita misericórdia”, escreveu Bolsonaro.

O chefe do Executivo federal decretou, também, luto oficial de três dias pela morte do Rei. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos e uma lenda brasileira, morreu nesta quinta, aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?