metropoles.com

Planalto não restringe Huawei do 5G e prevê rede privada para o governo

Para ser aprovado, edital precisa do aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que deve analisar o texto já na próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Maquete 3D do laboratório 5G do Biotic
1 de 1 Maquete 3D do laboratório 5G do Biotic - Foto: Divulgação

De acordo com portaria publicada em edição extra Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (29/1), o governo federal não impôs qualquer tipo de restrição à participação da empresa chinesa Huawei no leilão do 5G. Nenhuma outra empresa de infraestrutura e de tecnologia será impedida de participar da disputa.

Em linhas gerais, o ato com as normas para a realização do leilão prevê uma rede privada de comunicações para a administração pública federal. Para ser aprovado, o edital precisa do aval da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que deve analisar o texto já na próxima semana.

O 5G é uma internet móvel, de quinta geração, que trará velocidades ainda maiores e “conversa” entre equipamentos de comunicação. A implementação da nova rede se tornou uma disputa entre os Estados Unidos e a China (entenda mais abaixo).

Um ponto essencial ainda em discussão é que a implementação da rede não conta com toda a tecnologia prometida pela rede 5G. Quando implementada no país, será apenas uma fase inicial, na qual as operadoras poderão ativar o sinal a partir de um recurso que permite compartilhar frequências utilizadas pela rede 4G.

Segundo a portaria, ainda está prevista a cobertura de internet móvel em áreas de rodovias federais, além da instalação de fibra óptica em municípios com baixa ou nenhuma conectividade. Nesse quesito, a Região Norte deverá ser priorizada.

Leilão e guerra comercial

No início de 2020, a Anatel havia aprovado a proposta que libera o leilão do 5G no Brasil, o que possibilitaria que a concorrência fosse aberta ainda em 2020, mas, por conta da pandemia do coronavírus, a expectativa é de que o leilão ocorra apenas no ano que vem.

A implementação da nova rede móvel gerou um impasse na guerra comercial entre Estados Unidos e China. O ex-presidente norte-americano Donald Trump chegou a impor restrições à empresa chinesa Huawei, que fornece tecnologia 5G, e disse que a companhia é uma “espiã”.

Em maio do ano passado, Trump prorrogou uma ordem executiva que impede empresas americanas de negociar com companhias que possam gerar “risco à segurança nacional”. A principal afetada pela decisão de Trump foi a empresa chinesa Huawei.

A gestão Trump deixou claro que não confia na tecnologia chinesa e que, no cenário deo Brasil adotar o modelo da Huawei, não teria como manter parceria bilateral neste setor.

“Quem vai decidir o 5G sou eu”

Em setembro do último ano, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que seria ele quem decidiria pela implementação do 5G no Brasil.

“Olha só, temos o negócio do 5G pela frente. Deixar bem claro: quem vai decidir o 5G sou eu. Não é terceiro, ninguém dando palpite por aí não. Eu vou decidir o 5G”, afirmou Bolsonaro durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

O presidente também afirmou que conversa com autoridades do governo e com o governo norte-americano para implementar a rede no Brasil.

“Não é da minha cabeça apenas. Eu converso com o general Augusto Heleno, do GSI, converso com Ramagem, que é chefe da Abin, converso com o Rolando Alexandre que é o diretor-geral da Polícia Federal, com mais inteligência do Brasil, com gente mais experiente, converso com o governo americano, converso com várias entidades, governos de países, né, o que temos de pró e contra”, disse.

Veja a portaria na íntegra:

Portaria 5G by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?