metropoles.com

Planalto envia ao Congresso PL para modernizar máquinas em indústrias

Vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin disse que projeto que incentiva indústrias a trocar seus maquinários vai tramitar com urgência

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
alckmin
1 de 1 alckmin - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, disse neste domingo (31/12) que o projeto de lei (PL) enviado ao Congresso irá tramitar em regime de urgência. O texto busca incentivar as indústrias a trocar suas máquinas e, desta forma, renovar o parque industrial do país.

O projeto de depreciação acelerada das indústrias prevê um investimento de R$ 3,4 bilhões. “Eu vou estimular a renovação do parque industrial brasileiro”, disse o ministro.

De acordo com ele, as empresas têm, no geral, uma defasagem de equipamentos que pode chegar a mais de 20 anos. “Nós vamos fazer uma depreciação em praticamente dois anos”, explicou Alckmin.

Para isso, o governo vai propor às empresas uma redução do Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica (IRPJ) e de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para estimulá-las a trocar os equipamentos e “buscar produtividade, competividade e eficiência”.

“Vamos renovar o parque industrial e, de outro lado, estimular investimento, vamos estimular trocar máquinas e equipamentos, estimular fábricas. Então, (esse projeto) vem ao encontro desses dois objetivos, aumentar investimento e aumentar produtividade”, disse.

O projeto vinha sendo debatido por Alckmin e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O objetivo é colocar em prática a medida em 2024. Assim, o país também pode investir na descarbonização e em uma indústria mais verde.

Ainda em julho, Haddad afirmou que há anos a indústria “reivindica que a depreciação de máquinas e equipamentos seja feita numa velocidade maior”.

“Isso não tem impacto fiscal propriamente dito, a não ser no tempo. Você, na verdade, em vez de diferir a depreciação, você antecipa. O efeito fiscal no tempo é nulo, mas isso dá uma vantagem grande para aquele industrial que está disposto a investir no seu negócio em busca do aumento da produtividade, que não vem aumentando no Brasil há muitos anos” explicou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?